Estratégias para desmistificar o consumo da carne suína nas escolas de ensino fundamental e médio no município de Campos dos Goytacazes-RJ
Palavras-chave:
Carne suína, Valor nutricional, Consumo internoResumo
A carne suína é uma excelente opção de consumo de proteína de origem animal. Rica em aminoácidos essenciais, vitaminas do complexo B e minerais. O Brasil é o quarto produtor mundial de carne suína, sendo assim uma importante atividade econômica. O consumo interno é consistente (16kg/hab/ano), embora apresente uma rejeição moderada, quando comparada ao consumo em outros países. A ABCS (Associação Brasileira de Criadores de Suínos) com o apoio do MAPA e da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) desenvolve campanhas como a Semana Nacional da Carne Suína no sentido de estimular um maior consumo deste produto no País. Programas que divulguem as características nutricionais da carne suína, no sentido de estimular o consumo são importantes. O objetivo do projeto é motivar o consumo de carne suína entre as crianças e jovens, principalmente alunos dos ensinos fundamental e médio de Escolas do município de Campos, através de estratégias de transferência de informações com palestras, exposição dos métodos de produção de suínos. Devido à necessidade de suspensão das aulas presenciais em função da pandemia de Covid-19, foi necessária uma alteração no plano de trabalho. É sabido que se os dejetos dos suínos não forem bem manejados e tratados, poderão causar danos ao meio ambiente. Isso pode gerar resistência dos consumidores com relação aos produtos suinícolas. Entretanto, há políticas socioambientais que são implementadas nas unidades de produção no sentido de mitigar o impacto ambiental dos dejetos; e que muitas vezes são desconhecidas. Assim, tem sido implementada no setor de suinocultura do LZO/UENF uma pequena unidade de compostagem para tratamentos dos dejetos. O composto orgânico será distribuído para pequenos produtores agrícolas. Ainda, será produzido material para divulgação das tecnologias mitigadoras do impacto ambiental dos dejetos, no sentido de desenvolver no público alvo maior conscientização a respeito da produção suinícola como uma atividade ambientalmente sustentável.