Potencial de uso de genótipos de capim elefante para alimentação animal na região Norte Fluminense

Autores

  • Adrielly de Jesus Canedo Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Marcelly de Lima dos Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Rogério Figueiredo Daher Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Wanessa Francesconi Stida Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Ana Kesia Faria Vidal Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Rafael Souza Freitas Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Narcele Moreno Rohem Júnior Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Benedito Fernandes de Souza Filho Centro Estadual de Pesquisas em Agroenergia e Aproveitamento de Resíduos (CEPAAR) da Pesagro-Rio

Palavras-chave:

Forrageiras, Alimentação animal, Sustentabilidade, Produtividade

Resumo

O uso eficaz de forrageira e pasto como base da alimentação animal representa meios para aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção. O pasto ocupa aproximadamente 30% da área de terra, de acordo com a Embrapa. No entanto, a maioria desses sistemas de produção possuem baixos índices de produção devido a diversos fatores. Isso, por sua vez, prejudica diretamente o sistema de produção. O capim elefante (Pennisetum purpureum Schum.), um tipo de forrageira, destaca-se entre as pastagens pelo alto potencial produtivo, capacidade de suporte e qualidade nutricional. A Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) desenvolveu um programa de melhoramento genético do capim-elefante e possui um banco de germoplasma contendo 86 acessos. O trabalho tem como um dos objetivos avaliar diferentes experimentos para contribuir com o uso potencial de capim elefante como alimentação animal na região do norte Fluminense. Além disso, tem-se como meta promover a expansão universitária que ofereça aos bolsistas oportunidades de desempenho profissional no local por meio de cursos práticos adquiridos. Ademais, objetiva-se indicar um conjunto de genótipos mais adaptado às condições climáticas da região Norte Fluminense. Por último, tem-se como finalidade estabelecer conexões entre Universidades e produtores da região que buscam desenvolver tecnologias e ações integrais e estimular o desenvolvimento do setor do agronegócio.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

JESUS CANEDO, A. de .; LIMA DOS SANTOS , M. de .; FIGUEIREDO DAHER, R.; FRANCESCONI STIDA , W.; FARIA VIDAL, A. K.; SOUZA FREITAS, R. .; MORENO ROHEM JÚNIOR, N. .; FERNANDES DE SOUZA FILHO, B. . Potencial de uso de genótipos de capim elefante para alimentação animal na região Norte Fluminense. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1438. Acesso em: 25 abr. 2024.