Robotizei

Autores

  • Karoline Mattos da Silva Instituto Federal Fluminense
  • Klauss Miranda Marchi Instituto Federal Fluminense
  • Hebron Fraiz Brangioni Instituto Federal Fluminense
  • Mariana Abreu Gualhano Instituto Federal Fluminense
  • Yago Pessanha Corrêa Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Arduino, Robótica, Eletrônica, Ensino

Resumo

Com o agravamento da atual pandemia causada pela COVID-19, a utilização de plataformas que possam ser acessadas de forma remota é de extrema importância para promover o ensino da robótica no país. Além disso, é sabido que ações extensionistas configuram-se como uma ferramenta de extrema importância para a democratização do conhecimento e avanço da sociedade. Dentro deste contexto, o projeto de extensão "ROBOTIZEI" tem como objetivo utilizar plataformas de compartilhamento para o ensino de programação, eletrônica e lógica aplicada, com ênfase no ensino de robótica. A metodologia está sendo baseada nas seguintes etapas: estudo bibliográfico; definição e implementação dos projetos; a roteirização, gravação e edição de vídeos; compartilhamento do conteúdo e uma análise do alcance do material dentro da comunidade. Como resultado, espera-se construir um acervo com vinte e quatro vídeos e uma apostila – uma parte já está disponibilizada de forma online – com abordagem do nível básico ao intermediário da plataforma de prototipagem Arduino, caracterizada por sua alta versatilidade e baixo custo. Os vídeos tratam conceitos básicos de programação e eletrônica por meio da montagem de diversos projetos, utilizando essa ferramenta por meio do hardware físico, e de forma remota pelo Tinkercad. Os resultados, até o momento, mostram- se satisfatórios, visando a propagação de conhecimento sobre tecnologia para a comunidade local e regional.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

MATTOS DA SILVA, K. .; MIRANDA MARCHI, K. .; FRAIZ BRANGIONI, H. .; ABREU GUALHANO, M. .; PESSANHA CORRÊA, Y. Robotizei. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1425. Acesso em: 25 abr. 2024.