O declínio do setor sucroalcooleiro do Norte Fluminense e possíveis alternativas produtivas para o aproveitamento e desenvolvimento deste setor na região.

Autores

  • Jakson Machado Andrade Instituto Federal Fluminense – Campus Quissamã
  • Herus Machado Lima Instituto Federal Fluminense – Campus Quissamã
  • Getúlio da Silva Abreu Instituto Federal Fluminense – Campus Quissamã
  • Luciano Saad Peixoto Instituto Federal Fluminense – Campus Quissamã

Palavras-chave:

Setor canavieiro, Desenvolvimento regional, Agronegócio, Agricultura familiar

Resumo

Esse artigo tem como objetivo mostrar os primeiros resultados obtidos no desenvolvimento do projeto de pesquisa contemplado no Edital 150/2019, onde se busca avaliar o setor sucro-alcooleiro da região Norte-Fluminense e toda sua cadeia produtiva que já, há algum tempo, vem sofrendo uma grande perda de sua expressividade no cenário nacional, assim como de sua capacidade de competir eficientemente num cenário de livre mercado. Mas, por acreditar que o grande potencial de nossa região está no agronegócio, partimos do pressuposto que devemos buscar potencializar todo o conhecimento e as habilidades adquiridas nos séculos de desenvolvimento da produção canavieira em nossa região, associada às novas tecnologias e práticas gerenciais, como alavanca para o desenvolvimento do setor. E, de novos modelos de negócio associados a políticas públicas de desenvolvimento local pode possibilitar a inclusão e/ou retorno de grande número de famílias que ficaram a margem do desenvolvimento propiciado pelo surgimento da indústria do petróleo em nossa região, e esquecimento do setor agrícola.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

MACHADO ANDRADE, J. .; MACHADO LIMA, H. .; SILVA ABREU, G. da .; SAAD PEIXOTO, L. . O declínio do setor sucroalcooleiro do Norte Fluminense e possíveis alternativas produtivas para o aproveitamento e desenvolvimento deste setor na região. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1421. Acesso em: 26 abr. 2024.