Design solidário e curadoria de produtos como estratégia de fortalecimento da rede de economia solidária Norte Fluminense/RJ. Ano 8.
Palavras-chave:
Comercialização, Trabalhadores, SustentabilidadeResumo
O projeto está inserido no Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares ITEP/UENF, conforme Resolução CONSUNI 001/2009 e está voltado para aplicar e explorar o potencial do trabalho de curadoria, do design de produtos (solidário) e o desenvolvimento de identidade visual para grupos autogestionários ligados a Rede de Economia Solidária Norte Fluminense. Tem como objetivo melhorar os produtos dos empreendimentos coletivos, a valorização do patrimônio cultural acumulado junto aos trabalhadores de economia solidária e a inserção dos mesmos a um circuito maior de comercialização com qualidade. A metodologia usada é a pesquisa-ação, com ações que inserem o design de produtos como tecnologia social de alcance a grupos populares, especialmente do artesanato, confecção/moda, mobiliário sustentável, biojoias/bijuterias e acessórios e a metodologia adequada para desenvolvimento de produtos. Os beneficiários são trabalhadores da economia solidária, organizados em grupos autogestionários e redes produtivas e de comercialização com perfil para receber esta assessoria, os quais serão avaliados ao decorrer do processo. Neste período pandêmico o projeto está construindo juntamente com sua equipe e usuários as possibilidades de usar a tecnologia de comunicação e informação nas práticas de formação, de assessoria técnica e reuniões remotas.