Design solidário e curadoria de produtos como estratégia de fortalecimento da rede de economia solidária Norte Fluminense/RJ. Ano 8.

Autores

  • Rosalee Santos Crespo Istoe Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Gustavo de Castro Xavier Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Célia Teixeira Schreiber Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Thaís Cardoso Rangel Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Natália da Silva Moraes Universidade Estadual do Note Fluminense Darcy Ribeiro
  • Angelita Carvalho Pinheiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Laila Manhães Faria Uhl Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Nilza Franco Portela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Comercialização, Trabalhadores, Sustentabilidade

Resumo

O projeto está inserido no Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares ITEP/UENF, conforme Resolução CONSUNI 001/2009 e está voltado para aplicar e explorar o potencial do trabalho de curadoria, do design de produtos (solidário) e o desenvolvimento de identidade visual para grupos autogestionários ligados a Rede de Economia Solidária Norte Fluminense. Tem como objetivo melhorar os produtos dos empreendimentos coletivos, a valorização do patrimônio cultural acumulado junto aos trabalhadores de economia solidária e a inserção dos mesmos a um circuito maior de comercialização com qualidade. A metodologia usada é a pesquisa-ação, com ações que inserem o design de produtos como tecnologia social de alcance a grupos populares, especialmente do artesanato, confecção/moda, mobiliário sustentável, biojoias/bijuterias e acessórios e a metodologia adequada para desenvolvimento de produtos. Os beneficiários são trabalhadores da economia solidária, organizados em grupos autogestionários e redes produtivas e de comercialização com perfil para receber esta assessoria, os quais serão avaliados ao decorrer do processo. Neste período pandêmico o projeto está construindo juntamente com sua equipe e usuários as possibilidades de usar a tecnologia de comunicação e informação nas práticas de formação, de assessoria técnica e reuniões remotas.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

SANTOS CRESPO ISTOE, R. .; CASTRO XAVIER, G. de .; TEIXEIRA SCHREIBER, C. .; CARDOSO RANGEL, T. .; SILVA MORAES, N. da .; CARVALHO PINHEIRO, A. .; MANHÃES FARIA UHL, L. .; FRANCO PORTELA, N. . Design solidário e curadoria de produtos como estratégia de fortalecimento da rede de economia solidária Norte Fluminense/RJ. Ano 8. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1414. Acesso em: 26 abr. 2024.