Conscientização da comunidade escolar e local sobre os riscos de contaminação microbiana cruzada após contato com animais silvestres na região Norte/Noroeste Fluminense

Autores

  • Amanda Antônio Duarte Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Bruna dos Santos Figueira Rangel Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Caio César Teles Nepomuceno Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Milena dos Santos Viana Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Rayssa Paula Borges dos Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Roberta Aguiar Rocha Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
  • Olney Vieira da Motta Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Palavras-chave:

Animais Silvestres, Resistência, Microrganismos

Resumo

Tendo em vista o atual cenário que vivemos, reforça-se a importância da inclusão da sociedade no campo da educação ambiental, pois o contato com animais silvestres pode acarretar riscos à saúde humana, levando em consideração o fato desses animais serem reservatórios de diversos agentes microbianos potencialmente patogênicos. Ao conscientizar a população sobre tais riscos, ela passa a ser forte aliada na conservação da fauna silvestre e no combate ao tráfico de animais. Neste estudo, são coletadas amostras de animais capturados, para identificar os microrganismos que os colonizam e examinar a susceptibilidade de bactérias aos antimicrobianos. O principal foco são as enterobactérias potenciais produtoras da enzima Beta-Lactamase de Espectro Estendido (ESBL) como Salmonella spp e Escherichia coli. Com o advento da pandemia instalada, transmissões ao vivo foram realizadas por meios das redes sociais para divulgação e visibilidade do projeto, além de criação de conteúdo em forma de publicações na rede do Instagram, elaboração de cartilhas educativas e também um ebook entitulado "Guia Didático das Principais Zoonoses" que foi disponibilizado entre escolas públicas. As cartilhas e o ebook encontram-se disponíveis gratuitamente para download em nosso Linktree @microbiologiauenf, o mesmo endereço se dá para o nosso Instagram. Utilizamos a internet e as redes sociais como ferramenta para divulgação da ciência, educando e informando sobre microrganismos, zoonoses, resistência antimicrobiana, impactos ambientais e conservação da fauna silvestre, e como tudo isso se interliga na promoção da saúde e bem estar de todos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

ANTÔNIO DUARTE, A.; SANTOS FIGUEIRA RANGEL, B. dos; TELES NEPOMUCENO, C. C.; SANTOS VIANA, M. dos; BORGES DOS SANTOS, R. P.; AGUIAR ROCHA, R.; VIEIRA DA MOTTA, O. Conscientização da comunidade escolar e local sobre os riscos de contaminação microbiana cruzada após contato com animais silvestres na região Norte/Noroeste Fluminense. Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1407. Acesso em: 29 mar. 2024.