Rede de agroecologia

formação, introdução de microprocessos de beneficiamentos para comercialização e consumidor parceiro em Campos dos Goytacazes (ano 4)

Autores

  • Geraldo de Amaral Gravina Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Débora Araújo dos Reis Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Paulo Roberto Caldas Siqueira Júnior Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Berta Núbia do Rosario Cerqueira Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Thalita Kelly Freitas Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Nilza Franco Portela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • José Carlos Silva dos Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Palavras-chave:

Agroecologia, Consumo consciente, Trabalho e renda

Resumo

O projeto objetiva um conjunto de ações para formação, capacitação, assessoria técnica e organização de redes agroecológicas no município de Campos dos Goytacazes com foco na melhoria de processos produtivos e de micro beneficiamento, reduzir as perdas de ganhos com os atravessadores e organizar uma comercialização com consumidores mais conscientes. O projeto terá parceria da ITEP/UENF e sua rede de ações. A metodologia será a pesquisa-ação que favorece uma dinâmica apropriada para este público alvo. Os resultados esperados passam pela constituição e fortalecimento de redes de agroecologia novas e em funcionamento no município onde a formação e técnicas de micro beneficiamento contribuam com o aspecto da comercialização e de atrair uma rede de consumo consciente para produtos com esta especificação. A constituição de redes agroecológicas viabilizará economicamente o agricultor familiar apresentando opções e ações sustentáveis para que a terra continue sempre produtiva, além ampliar e agregar valores em prol deuma proposta de produção agroecológica identificada no município de Campos dos Goytacazes.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-08

Como Citar

AMARAL GRAVINA, G. de .; ARAÚJO DOS REIS, D. .; CALDAS SIQUEIRA JÚNIOR, P. R. .; ROSARIO CERQUEIRA, B. N. do .; FREITAS, T. K. .; FRANCO PORTELA, N. .; SILVA DOS SANTOS, J. C. . Rede de agroecologia: formação, introdução de microprocessos de beneficiamentos para comercialização e consumidor parceiro em Campos dos Goytacazes (ano 4). Mostra de Extensão IFF - UENF - UFF - UFRRJ, [S. l.], v. 13, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/mostradeextensao/article/view/1400. Acesso em: 25 abr. 2024.