Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa

Autores

  • João Pedro Teixeira Ferreira Instituto Federal Fluminense
  • Amanda Marques Alves Instituto Federal Fluminense
  • Anthonni de Máximo Rangel Alves Instituto Federal Fluminense
  • João Víctor Gomes Ferreira Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Gerenciamento, Resíduos, Laboratório, Ensino, Pesquisa

Resumo

Os resíduos químicos podem ser considerados como o um dos mais impactantes, tanto para o meio ambiente quanto para o ser humano, e o não gerenciamento dos mesmos podem acarretar em problemas ambientais e de saúde muitas vezes irreversíveis. No entanto ainda não estão elucidados os métodos mais adequados para eliminá-los completamente, tendo em vista que a química está presente direta e/ou indiretamente em diversos setores, e estes resíduos químicos são inevitavelmente gerados. Eles estão presentes em diversas áreas tais como: indústrias, laboratórios e nas instituições de ensino e pesquisa, dentre outros. Diante destes fatos, um plano direcionado para o gerenciamento de resíduos químicos permite o manejo destes de forma correta, diminuindo os impactos ambientais e à saúde. Planejar o gerenciamento de resíduos químicos consiste em segregar, caracterizar, armazenar e destinar de forma correta e legalizada os resíduos produzidos por estas instituições, sendo essencial que cada local que utilize de alguma forma os produtos químicos possua um plano de gerenciamento de resíduos químicos. Esta pesquisa de natureza bibliográfica e de revisão da literatura tem como objetivo apresentar as diferentes maneiras de se conscientizar o público alvo: alunos e professores que atuam nos laboratórios de ensino e pesquisa de uma instituição de ensino da rede federal de educação sobre a necessidade e importância de se implementar um sistema controlador de resíduos químicos. Finalmente, sabe-se que o simples fato de não se conhecer acerca do tema ou de negligenciá-lo torna-se intolerável, pois o não gerenciamento dos mesmos por parte dessas instituições, que por excelência formam novos recursos humanos, é deveras contraditório dentro do contexto educacional onde não se pratica corretamente aquilo que se propõe a ensinar.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

TEIXEIRA FERREIRA, J. P. .; MARQUES ALVES, A. .; MÁXIMO RANGEL ALVES, A. de .; GOMES FERREIRA, J. V. . Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/985. Acesso em: 21 dez. 2024.