https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/issue/feed Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense 2022-06-23T15:55:35-03:00 CONINF Itaperuna coninf.itaperuna@iff.edu.br Open Journal Systems <p> O Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf), um evento anual que faz parte da programação da Semana Acadêmica do IFFluminense Itaperuna e tem o objetivo de promover um espaço aberto de discussão sobre temas relacionados ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, por meio de palestras, mesas-redondas e exposição de trabalhos científicos, nas modalidades de banner e comunicação oral e que abrange trabalhos das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e suas respectivas subáreas, definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).</p> https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1318 Estudo da utilização de resíduos do processo de fundição em areia verde na confecção de blocos solo-cimento 2022-06-13T21:03:27-03:00 Guilherme Moura Reis Coutinho guilherme-mecanica@hotmail.com Lucas Xavier Pereira da Silva lucas-xavier-1995@hotmail.com Niander Aguiar Cerqueira prof.niander@gmail.com Victor Barbosa de Souza prof.victorbsouza@gmail.com <p>O problema ambiental é cada vez mais discutido entre nações. A fundição em areia verde é um modelo de produção barato e eficiente para fabricação de peças, porém é uma atividade altamente poluidora. Depois de utilizada algumas vezes, essa areia vai perdendo suas propriedades se tornando um rejeito de fundição. A construção civil vem procurando aperfeiçoar os processos de fabricação, onde o bloco solo-cimento tem ganhado grande importância. Reutilizar esse rejeito como agregado na confecção de blocos solo-cimento pode minimizar os impactos ambientais. Este trabalho tem por objetivo a confecção de blocos solo-cimento, substituindo o solo por rejeito de fundição em areia verde em porcentagens correspondentes a 5%, 10%, 15% e 20%. A compressão é o um dos mais importantes ensaios mecânicos realizados, resistência a esse tipo de esforço é um parâmetro essencial para se verificar a viabilidade de sua utilização na alvenaria estrutural. O valores médios obtidos de resistência à compressão foram 3,06 MPa, 4,84 MPa, 5,48 MPa e 6,5 MPa, para as porcentagens de 5%, 10%, 15% e 20%, respectivamente, não apresentando nenhum valor inferior a 3,0 MPa, mínimo para ser aplicado estruturalmente. Sendo assim, verificou-se que é viável a utilização dos blocos com resíduo de fundição em areia verde em construções de pequeno e médio porte, sendo uma ótima alternativa tanto para a indústria geradora de rejeito, quanto para o setor de construção civil.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1316 Dimensionamento de painéis metálicos enrijecidos - recomendações práticas da Det Norske Veritas 2022-06-13T20:40:44-03:00 Niander Aguiar Cerqueira coord.niander@gmail.com Carlos Alexandre Dos Santos Baptista emailanais2290@gmail.com Priscila Dias Silva emailanais2291@gmail.com Victor Barbosa de Souza emailanais2292@gmail.com <p>Os painéis metálicos enrijecidos são estruturas metálicas usadas tipicamente na construção naval e offshore, com a finalidade de resistir a carregamento no plano do painel e carregamentos perpendiculares. Um painel metálico enrijecido é composto de uma chapa de aço reforçada com perfis metálicos, aumentando, assim, a rigidez da chapa. Esse tipo de estrutura geralmente é utilizado na construção naval e offshore, como, por exemplo, no casco de plataformas e navios. Outras utilizações são na fuselagem de aviões e na construção de pontes, porém sua utilização é quase nula na construção de edificações. Este trabalho tem o objetivo de estudar o comportamento de um painel metálico enrijecido e seus mecanismo de falha, através do entendimento da metodologia de dimensionamento da Det Norsken Veritas (DNV, 2002). Para compreensão das recomendações práticas da DNV, foi realizado um exercício prático de dimensionamento de um painel metálico enrijecido. Concluindo que os efeitos da flambagem são de extrema importância para o dimensionamento de um painel enrijecido.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1323 Projeto e construção de matriz metálica para fabricação de compósitos de juta 2022-06-14T12:59:08-03:00 Frederico Muylaert Margem fmargem@gmail.com Sergio Neves Monteiro emailanais2313@gmail.com André Raeli Gomes emailanais2314@gmail.com Guilherme Nunes Lima emailanais2316@gmail.com Vinícius de Oliveira Barbosa emailanais2315@gmail.com Alexandre Amorim Cruz emailanais2317@gmail.com <p>Na atualidade, um campo de estudo importante para a engenharia é o de compósitos e suas características mecânicas. Para a fabricação destes compósitos, é necessária a utilização de uma matriz metálica como forma. Este trabalho apresenta o projeto e a fabricação de uma matriz para conformação de compósitos de juta. A matriz foi modelada e submetida a ensaios computacionais a fim de atestar o comportamento mecânico da mesma quando submetida aos esforços necessários para a fabricação do compósito. Sua fabricação ocorreu no laboratório da UniRedentor sob supervisão dos autores deste trabalho. Obteve-se então uma matriz metálica, feita em aço ASM A36 para a fabricação de placas de compósito de Juta, com dimensões de 127x127x15,88 mm³. O custo de fabricação foi de R$75,00, o que torna viável a reprodução deste trabalho para a utilização por outros pesquisadores de compósitos.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1324 Projeto Mobilizar - acessibilidade e mobilidade urbana para cadeirantes 2022-06-14T13:07:28-03:00 Igor Martins Zanata igor.zanata@iff.edu.br Henrique Brandão Bairral Muniz emailanais2318@gmail.com Ivan Henrique Thomaz Muniz emailanais2319@gmail.com José Antônio Moura do Couto emailanais2320@gmail.com Rodrigo Costa Barbosa da Silva emailanais2321@gmail.com <p>As cadeiras de rodas são equipamentos indispensáveis na vida de pessoas com deficiência parcial, temporária ou total de locomoção, seja essa deficiência permanente ou transitória. Atualmente, há vários modelos de cadeira de rodas convencional e automatizada (motorizada) de diversos valores e de diversos gostos e modalidades (lazer e esporte). Soluções como cadeiras de rodas automatizadas já estão disponíveis no mercado, porém com preços bastante elevados, que podem chegar, facilmente, a casa dos R$ 7.000,00 (sete mil reais), situação em que uma pequena parte da população brasileira teria condições de arcar com estes custos. Neste contexto, este projeto tem como base adaptar um sistema de motorização utilizando-se de peças de bicicleta elétrica usadas (motor, baterias, módulo controlador, etc) ou até mesmo de peças novas, em uma cadeira de rodas simples, ao menor custo possível, fazendo todas as adaptações necessárias, com um custo estimado de aproximadamente R$ 2.000,00 (dois mil reais). O protótipo encontra-se pronto para testes reais e estará sob o uso de um cadeirante, logo teremos o feedback do usuário para possíveis melhorias no protótipo.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1331 Um estudo de caso sobre a aplicação da demolição seletiva como requisito para obtenção da certificação Leed 2022-06-14T13:51:31-03:00 Priscilla dos Santos Gomes prisengineer@gmail.com Vitor Yoshihara Miano emailanais2331@gmail.com Arthur Gebhard emailanais2332@gmail.com <p>A preocupação com o esgotamento dos recursos naturais e a conscientização sobre as questões ligadas à sustentabilidade provocaram o estudo em um setor muito importante para a transformação do meio ambiente: a construção civil. Com isso surge um conjunto de práticas e procedimentos aspirando às chamadas "construções sustentáveis". Para avaliar se uma construção é ou não sustentável surgiram os “selos verdes”, destacando a certificação ambiental Leadership in Energy &amp; Environmental Design (Leed), que através de um sistema de pontuação ou conceitos permitem avaliar qualitativamente em que grau de sustentabilidade uma edificação encontra-se; sendo assim, o presente trabalho consiste em um estudo de caso realizado em um edifício situado na região central da cidade do Rio de Janeiro. O prédio em questão está passando por um processo de retrofit e ao mesmo tempo busca o selo Leed. Como a obra se encontra na fase de demolição, esta será a etapa analisada. À vista disso, conseguiremos entender como a demolição seletiva deve ser realizada a fim de que se conquiste o selo Leed.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1303 Modelagem e simulação de um motor de indução no software de transitórios eletromagnéticos PSCAD/EMTDC e aferição do modelo via testes práticos 2022-06-13T15:19:25-03:00 Lucas Freire Santos Azeredo lucasfreireaz@outlook.com Lucas Frizera Encarnação emailanais2311@gmal.com <p>O presente trabalho tem como proposta a modelagem de um motor de indução, rotor bobinado de quatro polos, no software PSCAD. Essa modelagem foi efetuada após a realização dos ensaios a vazio, de rotor bloqueado e aplicação de tensão contínua no motor em questão para que os seus parâmetros elétricos sejam definidos. Em seguida, a validação deste modelo foi realizada por meio de testes com variadas cargas que podem ser simuladas por meio do eletrodinamômetro. Após a realização dos testes, o trabalho teve como foco a comparação da resposta obtida nos testes práticos com a obtida por meio dos testes realizados na simulação. Objetiva-se que o resultado da simulação fosse bem próximo do obtido nos testes práticos a fim de se obter um modelo simulado mais próximo do modelo real do motor, permitindo que a modelagem efetuada possa ser utilizada para criação de um laboratório virtual de Máquinas Elétricas com a finalidade de auxiliar os alunos no aprendizado da disciplina.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1307 O século XXI 2022-06-13T15:43:50-03:00 José Sergio Dias Page jdiaspage@gmail.com <p>O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada para uma especialização em PIGEAD – UFF no ano de 2013 e tem como objetivo apresentar a importância profissional dos gestores de polos presenciais no contexto atual das inovações tecnológicas na Educação a Distância. Atualmente, a EaD vem ganhando um grande espaço no Sistema Educacional Brasileiro e o gestor se torna uma peça importante para que haja desenvolvimento nos polos de apoio presencial, sendo responsável pela gestão dos projetos, infraestrutura, pedagogia, projetos e pessoal, manutenção do espaço, além de pensar e agir para o crescimento pessoal. Usaramse, durante o período disponível de pesquisas, algumas comparações entre as bibliografias selecionadas no trabalho e as atuações práticas dos gestores com questionários fornecidos aos profissionais. A metodologia de estudo utilizada consistiu em discussões teóricas de caráter bibliográfico sobre o trabalho do gestor e de um questionário para confrontar a teoria dos livros escritos com os autores do assunto. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que adquirimos parâmetros mínimos para integrar os novos dados ao ambiente educacional no Noroeste Fluminense, observando como o gestor é um elo entre alunos e a EaD, favorecendo o ensino-aprendizagem e conferindo credibilidade ao polo presencial.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1310 Panorama geral da Educação Jovens e Adultos em Itaperuna no Ano de 2017 2022-06-13T16:23:27-03:00 Robson de Almeida Junior robsonwajunior@outlook.com <p>O conhecimento e entendimento do cenário de atuação se mostra muito importante para gestores e profissionais da educação, pois além da relevância característica, o setor é caracterizado por mudanças e atualizações constantes. Neste sentido, o presente trabalho busca abordar os principais eixos em que se estabelece a Educação de Jovens e Adultos no município de Itaperuna. Para isso foi realizada uma pesquisa documental, de campo, através de entrevistas e análise de dados estatísticos, em que acompanha uma revisão bibliográfica sobre o tema. Oferece, portanto, pela justaposição das informações obtidas, uma visão panorâmica da situação em que a modalidade de ensino tratada encontrava-se no município no ano de 2017. Coloca-se também a fim de demonstrar a importância do poder público na oferta da modalidade, assim como o papel desta na consecução da cidadania plena. Sendo o público atendido pela EJA aquele em situação de maior vulnerabilidade social, aumenta a importância da atenção devida ao tema. Também é importante considerar o enlace da questão racial que se faz presente nos dados estatísticos e documentos com a vulnerabilidade relatada</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1315 Dificuldades de aprendizagem 2022-06-13T20:31:26-03:00 Flávia Godinho Soares de Melo Barreto flaviamelobarreto@gmail.com.br Jacqueline De Souza Gomes jsgomes@id.uff.br <p>Neste artigo compartilhamos inquietações e provocações sobre o conceito de dificuldades de aprendizagem. Partimos de uma reflexão sobre a apreensão deste na literatura hegemônica e sobre suas implicações para a prática pedagógica. O conceito de dificuldades de aprendizagem é polissêmico e complexa é a sua apreensão. Nesta medida, identificamos compreensões diversas e até controversas sobre o conceito. Nossa fundamentação teórica passa por autores como Fonseca (2015), Boaventura (2017), Maturana (1982, 1988, 2001, 2015), Hooks (2013) e Patto (1999, 2000, 2005). Inicialmente, buscamos analisar os critérios utilizados nos diagnósticos de dificuldades de aprendizagem para, em seguida, questionarmos a legitimidade dos apontamentos hegemônicos a fim de defendermos que o conceito de dificuldade de aprendizagem é uma construção social e volátil. Ressalte-se que o panorama histórico da educação no Brasil, o modelo educacional e a necessidade de justificar a grande disparidade socioeconômica alicerçam nossa inclinação por defender as dificuldades de aprendizagem como produto da vida social. Esta defesa visa dar à luz outras formas de ver e estar no mundo. Entendemos ser fundamental, antes de rotularmos e estigmatizarmos, observarmos e respeitarmos as especificidades de cada pessoa. Aliás, há "dificuldades" que talvez sejam "diversidade", definidas por meio de uma leitura enviesada de mundo que inferioriza conhecimentos não hegemônicos e ignora as possibilidades de releitura do mundo.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1317 Estilos de aprendizagem na educação à distância 2022-06-13T20:49:07-03:00 Vinícius De Oliveira Barbosa mech.barbosa@gmail.com Joelmir Vinhoza Canazaro emailanais2293@gmail.com Jamil Bussade emailanais2294@gmail.com Guilherme Nunes Lima emailanais2295@gmail.com Juvenil Nunes de Oliveira Júnior juvenil.junior@iff.edu.br Thiago Carneiro Ximenes emailanais2296@gmail.com <p>Esta pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica sobre a cronologia dos principais autores dos estilos de aprendizagem. Teve por objetivo encontrar indicadores que justifiquem a aplicação desta no ensino a distância. Na pesquisa, foram enumerados autores como Kein (1951), David Kolb (1976), Rita e Kennedy Dunn (1978), Alonso (1981), Messick (1984), Bert Juch (1987), Honey e Mumford (1988) e Alonso e Gallego (2002). Esses mostraram-se fundamentais na formulação da teoria dos estilos de aprendizagem. Os últimos autores, Alonso e Gallego formularam um questionário que permite a categorização dos estilos. Com essa categorização, os autores citados defendem o trabalho contínuo para incentivo dos estilos, alcançando um processo de aprendizagem completo. Após a leitura e compreensão da literatura, os autores dessa pesquisa concluíram que a utilização da teoria dos estilos de aprendizagem é um excelente aliado no combate à evasão de cursos na modalidade a distância. Perceberam que, com a compreensão das características individuais de seus alunos, é possível desenvolver metodologias que incentivem a aprendizagem destes. Entretanto, fica clara a necessidade de um estudo mais aprofundado, buscando resultados práticos dessa teoria a fim de embasar a ideia aqui levantada.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1326 Sistema de controle de acesso por RFID 2022-06-14T13:16:13-03:00 Gabriel Ferreira Moraes ferreiragabriel565@gmail.com Pedro Henrique Braga da Silva pedrobraga298@bol.com.br Pedro Henrique Castello Branco Dágola pedro.dagola@iff.edu.br <p>Identificação por RadioFrequência (RFID) para controle de acessos é utilizado para gestão de pessoas em ambientes amplos. No Campus Itaperuna, foi instalado para os seguranças fiscalizarem a entrada/saída de alunos/visitantes. O sistema possui um hardware que utiliza a tecnologia RFID e um software para gerenciamento das informações. O software roda na rede local do campus, permitindo acesso para os gestores de todos os computadores. Os alunos receberam um cartão de identificação com a funcionalidade de carteirinha e “chave” de acesso para registrar o ingresso no campus através da “catraca virtual”, visto que não há roletas físicas no instituto. Os visitantes também recebem um cartão após a identificação na portaria. As informações geraram os seguintes impactos: DIRETORIA DE ENSINO, atendimento dos responsáveis consultando, em tempo real, a presença do aluno no colégio; SETOR PEDAGÓGICO, identifica os discentes assíduos na instituição, mas com baixo rendimento e frequência em determinada disciplina, além de identificar alunos com sequência de faltas, agilizando o contato com os pais/conselho tutelar; NÚCLEO DE ATENDIMENTO AOS EDUCANDOS, maior agilidade com a substituição dos registros físicos pelo digital no acesso às refeições e lanches, além de relatórios da utilização dos recursos de assistência estudantil; MECANOGRAFIA, registra e limita a quantidade máxima de cópias por mês com relatórios de uso individual, servidores, alunos, por máquina copiadora, viabilizando a gestão de tonners e atribuição das cotas máximas por categoria; MICRÓDROMO, identificação do fluxo de utilização dos computadores pelos discentes dos cursos, tempo de permanência e rastreamento em casos de má conduta.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1327 Surdez 2022-06-14T13:22:48-03:00 Valmici Musquine de Brito Rocha vrocha@id.uff.br Jacqueline Gomes de Souza emailanais2322@gmail.com <p>A necessidade de implementar uma educação bilíngue é cada vez mais emergente, visto que a marginalização das pessoas surdas continua a acontecer e, contraditoriamente, dentro da inclusão. O trabalho não se constitui inteiramente numa proposta bilíngue, já que não atende a todos os princípios desta perspectiva, no entanto, apresentamos possibilidades para o trabalho docente que, desde sua prática na educação infantil, apresente a seus alunos, surdos e/ou ouvintes, duas línguas legítimas: Libras e Português. Para isso, é preciso antes, entender a deficiência de modo geral e a surdez, de modo específico, como modos de vida que negam a normalidade. Percebemos a contribuição no bilinguismo na formação linguística, cultural e identitária da pessoa surda, além de diminuir as barreiras de comunicação e inserção nos espaços sociais, a contribuição na formação das pessoas ouvintes, que mais que aprender uma nova língua e cultura, aprendem desde novas o respeito às diferenças.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1271 A função social da escola no estudo de gênero e raça no Século XXI 2022-06-13T10:10:03-03:00 José Sergio Dias Page jdiaspage@gmail.com <p>O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada para uma disciplina do INFES/Pádua denominada “Teoria de Gênero e Masculinidade” no ano de 2016 e tem como objetivo apresentar a importância dos debates sobre “Gênero” em nossas escolas no contexto atual. Atualmente, os temas envolvendo a teoria de Gênero tem sido corriqueiro nos programas de televisão, sites da internet, debates relacionados a programas de televisão e em contrapartida vem ganhando um grande espaço no Sistema Educacional Brasileiro sendo o teor dos assuntos questionados pelas famílias, instituições religiosas e corpo escolar. Usou-se durante o período disponível de pesquisas algumas comparações entre as bibliografias selecionadas no trabalho e os questionamentos práticos relacionados aos discentes com questionários fornecidos pelo professor. A metodologia de estudo utilizada consistiu em discussões teóricas de caráter bibliográfico sobre a teoria de gênero e de um questionário para confrontar a teoria dos livros escritos por ALMEIDA (2000), BUTLER (2003), LOURO (1997), PARKER (1991), SCAVONE (2008), dentre outros. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que adquirimos parâmetros mínimos para integrar os novos dados ao ambiente educacional no Noroeste Fluminense, observando como é complexo os debates que envolvem o tema “Gênero” nas escolas, devido a carga cultural recebida pelas famílias e instituições religiosas, mas que são de elevado mérito para o engrandecimento do processo de ensino-aprendizagem dos futuros cidadãos brasileiros.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1294 Da democracia racial à reparação da dívida histórica 2022-06-13T13:22:47-03:00 Drielle Da Silva Pereira drielle.pereira@oi.com.br <p>O presente trabalho tem por objetivo analisar a inflexão discursiva realizada durante os anos Lula em relação à política voltada para o continente africano. É sabido que a condução da política externa implica uma determinada visão sobre a região a qual se destina, neste caso, a região africana marcada pela sua diversidade. Por muitos anos, a visão destinada ao continente africano foi influenciada pelo pensamento de Gilberto Freyre que advoga a chamada “democracia racial” no Brasil, mediante o encontro entre o branco europeu, o negro e o índio. Por muitos anos, na visão dos estrategistas brasileiros, a África seria vista como um parceiro “natural”, tendo em vista a peculiaridade brasileira de boa convivência entre negros e brancos, negando assim, o peso da escravidão na história brasileira, bem como, suas consequências para a população negra após sua abolição tardia, em 1888. Os anos Lula representariam uma inflexão, à medida que, abandona-se uma visão harmônica entre negros e brancos e, por sua vez, reconhecem-se as tensões raciais no país, bem como, da escravidão como uma mácula do passado brasileiro. Substitui-se, assim, a questão da democracia racial para o reconhecimento da “dívida histórica” do Brasil em relação ao continente. Para verificar esta inflexão, o trabalho analisou discursos e realizou entrevistas com agentes políticos do período. Concluiu-se que esta inflexão faz parte das mudanças de atores no Estado brasileiro que trouxeram consigo um histórico de lutas do movimento negro e que, por sua vez, trouxeram impactos na condução das relações com o continente africano.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1305 O papel da sala de atendimento educacional especializado na inclusão de alunos com necessidades especiais 2022-06-13T15:31:26-03:00 Daniela de Oliveira Souza daniela_oliveira232@yahoo.com.br Victor Verdan Soares Pinho verdan.victor@gmail.com <p>Este estudo tem como objetivo compreender o papel da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na inclusão dos alunos com necessidades especiais de um colégio estadual, em Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro. Os objetivos versaram sobre a compreensão da relevância da Sala de AEE, bem como da sua estrutura física, seu funcionamento e seus recursos pedagógicos. O método utilizado foi o descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram a professora de AEE e os professores regulares dos alunos com deficiência diagnosticada. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, além do questionário semiestruturado, documentos disponibilizados pela instituição de ensino. Concluiu-se que o Atendimento Educacional Especializado, em rede regular de ensino, causa mudanças significativas no aprendizado dos alunos com deficiência, além de promover a socialização e a igualdade entre todos.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1308 O uso de maquetes no ensino da geometria descritiva 2022-06-13T15:50:18-03:00 Daniela de Oliveira Souza daniela_oliveira232@yahoo.com.br Muriel Batista de Oliveira muriel1078@yahoo.com.br Victor Verdan Soares Pinho verdan.victor@gmail.com <p>Este trabalho tem como objetivo analisar o uso de maquetes na disciplina de geometria descritiva nos cursos de Engenharia Civil e Mecânica. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e estudo de caso, buscando avaliar a influência do uso de maquetes no aprendizado dos alunos. Foi possível verificar que houve um efeito positivo e melhora no aprendizado dos alunos inclusive com maior índice de aprovação na disciplina.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1309 Os perfis dos professores de física nas escolas públicas de Itaperuna e Porciúncula 2022-06-13T15:56:40-03:00 Francismar Rimoli Berquó fberquo@iff.edu.br Arthur Casado de Souza emailanais2312@gmail.com <p>Uma das grandes preocupações com o ensino de física é com a formação dos professores de física. Mesmo nas capitais, onde existem diversas oportunidades para buscar novos cursos, presenciais ou a distância, o professor ainda encontra dificuldades de se matricular ou finalizar uma escolha de curso por diversos fatores, por exemplo, a falta de tempo, o deslocamento entre a residência e o trabalho e a desvalorização da profissão. Conforme as regiões ficam mais afastadas das capitais, geograficamente, as oportunidades ficam mais reduzidas. Então, a busca de desenvolver um trabalho no interior do Estado do Rio de Janeiro, em Itaperuna e Porciúncula, que ficam aproximadamente a 320 km da capital, tem uma importância para compreender as práticas e perfis dos professores de física nas escolas públicas destas regiões. Isto foi possível através das entrevistas com os professores de física (não foram todos). Cada entrevistado respondeu um questionário envolvendo a sua formação docente, suas atividades e a importância da capacitação. Com estas informações adquiridas, pode-se realizar um diagnóstico sobre estes entrevistados e, num futuro, servir de base para futuras pesquisas nas regiões de Itaperuna e Porciúncula. Esta pesquisa mostra alguns fatores importantes, por exemplo, 38% dos entrevistados possuem licenciatura em física e 50% não sabem se terão oportunidades de fazer mestrado ou doutorado. Estas e outras informações serão mostradas durante o texto com mais detalhes.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1321 Framework para gerenciamento de redes sem fio de baixo custo aplicada a uma instituição pública de ensino 2022-06-13T21:20:41-03:00 Davi Da Silva Martins emailanais2297@gmail.com Luídi Matheus Silva de Oliveira emailanais2298@gmail.com Nilo Hermes Neto emailanais2299@gmail.com Lucas Freitas da Rocha emailanais2300@gmail.com Luis Gustavo Sales de Souza Franca emailanais2301@gmail.com Tiago Gomes da Silva Ribeiro tribeiro@iff.edu.br <p>O presente projeto visa desenvolver um framework para gerenciamento unificado de uma rede sem fio infra-estruturada, composta por roteadores de baixo custo utilizando o padrão IEEE 802.11, que seja mais vantajosa que as soluções utilizadas atualmente considerando os aspectos de escalabilidade, economicidade, desempenho e administração no campus Campos Centro do IFFluminense. A abordagem metodológica utilizada no projeto é segmentada em 3 etapas principais: Estudo dos benefícios da solução proposta em relação às soluções já existentes, considerando principalmente o custo para implementação; modificação do firmware dos roteadores que foram escolhidos para implementação, devido a limitação do software do fabricante; desenvolvimento de um sistema open source para o gerenciamento dos pontos de acesso. O roteador escolhido para o projeto foi o TP-LINK modelo TL-WR841N v11. Foram desenvolvidos diversos scripts necessários para controle e funcionamento dos pontos de acesso, e o firmware dos APs foi substituído e instalado o padrão OpenWrt, sistema operacional linux para dispositivos embarcados. Paralelamente, foi desenvolvido o SCRIFF (Sistema de Controle dos Roteadores do IFF), uma controladora para os roteadores pertencente ao projeto, facilitando a configuração de novos APs, manutenção dos roteadores e o gerenciamento da rede, tornando o processo dinâmico, além de diminuir a interferência entre os pontos de acesso. Portanto, com o uso da ferramenta SCRIFF, buscamos provar ser possível implementar uma rede sem fio de qualidade e de baixo custo em uma área com grande extensão geográfica, equiparando-se a outras soluções comercias existentes.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1329 Teste aleopático do extrato de erva de passarinho (Struthanthus marginatus (DESR.) Blume) na germinação e desenvolvimento de alface (Lactuca Sativa L.) e pepino (Cucumis Sativus L.) 2022-06-14T13:33:19-03:00 Adriana Leonardo Lima Silva emailanais2325@gmail.com Gleisiane Braga da Silva emailanais2326@gmail.com Maycon do Amaral Reis emailanais2327@gmail.com Vitor Caveari Lage emailanais2328@gmail.com Juliana Baptista Simões jsimoes@iff.edu.br <p>O Brasil possui uma imensa diversidade de espécies vegetais pouco estudadas. O avanço tecnológico, científico e econômico atrelado à agricultura tem levado a processos degenerativos da natureza. O desenvolvimento de técnicas e produtos que minimizem esses danos podem ser uma solução sustentável. Nesse contexto, o teste alelopático da erva-de-passarinho mostra-se como uma alternativa à produtos nocivos ao meio ambiente. A alelopatia é um processo pelo qual produtos do metabolismo secundário de um vegetal são liberados, interferindo no desenvolvimento de outras plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência dos extratos de erva-de passarinho na germinação de sementes de alface e pepino. Os experimentos foram conduzidos entre setembro de 2017 e março de 2018. Os ensaios foram realizados em placas de Petri com papel de filtro umedecidos com os extratos de folhas e galhos em três concentrações 10%, 20% e 50% (m/v), com fotoperíodo de 24 horas (Ensaio 1) e 11 horas (Ensaio 2), a germinação foi monitorada por sete dias. No Ensaio 1, a solução clorofórmica de galhos (50% m/v) apresentou uma significativa redução na taxa de germinação do alface. No Ensaio 2 nenhum dos extratos apresentaram diferença significativa na taxa de germinação das sementes. Entretanto, o extrato metanólico em todas as concentrações causou um aumento do índice de velocidade de germinação do alface e do pepino. Conclui-se que os extratos influenciaram na germinação das espécies vegetais pesquisadas. Ainda não são descritos na literatura compostos isolados da erva de passarinho tornando os extratos uma rica fonte para estudos fitoquímicos.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1277 Análise da presença de formaldeído em amostras de produtos capilares utilizados na Região Noroeste Fluminense 2022-06-13T11:22:16-03:00 Luyza Pimentel Medina luyza.medina@gmail.com Lorena Miquelito Lopes emailanais2260@gmail.com Laura De Souza Fernandes emailanais2261@gmail.com Sidney Magalhães Lopes emailanais2262@gmail.com Anders Teixeira Gomes emailanais2263@gmail.com <p>O mercado de beleza é um dos que mais cresce dentre todos os segmentos de mercado. Incentivado pelas mídias sociais, gera uma busca incontrolável para se atingir a perfeição levando mulheres a realização de inúmeros procedimentos químicos capilares. Neste contexto, diversos produtos capilares tornaram-se comuns dentro de salões de beleza, tendo em sua composição formaldeído, como uma promessa a obtenção do cabelo perfeito. No Brasil, seu uso foi permitido em concentração ≤ 0,2% (p/p) como conservante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As concentrações acima do permitido pela ANVISA podem ser facilmente comprovadas pelo surgimento de uma coloração rosa ou malva com reagente de Schiff. O uso excessivo e inadequado do formaldeído pode gerar inúmeros malefícios à saúde tanto para o aplicador quanto para o cliente. Dentre as consequências pode-se destacar: irritação, queimaduras no couro cabeludo, coceira, inchaço, ardência e até câncer. O objetivo deste trabalho foi identificar a presença de formaldeído através de análise direta e semi-quantitativa em amostras de produtos capilares utilizados por um salão de beleza da Região Noroeste Fluminense. Foram coletadas três amostras distintas de produtos capilares e as mesmas foram testadas com reagente de Schiff como indicador da presença do formaldeído. As amostras A, B, C apresentaram uma coloração rosa/malva o que indica a presença da substância investigada. Com os resultados obtidos, pode-se perceber que há a necessidade de uma fiscalização mais rígida acerca dos produtos relacionados a produtos capilares, especialmente os alisantes. A pesquisa deixa também uma contribuição para a discussão sobre a aceitação da beleza natural e as influências estéticas femininas.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1283 Análise do rendimento térmico de uma bancada didática de ar-condicionado do Laboratório de Refrigeração do Instituto Federal Fluminense - Campus Itaperuna 2022-06-13T12:14:47-03:00 Juvenil Nunes de Oliveira Júnior juvenil.junior@iff.edu.br Thaynara Ramos de Andrade emailanais2264@gmail.com Sara Moreti Malaquias Silveira emailanais2265@gmail.com Rafael Piermattei Benedito emailanais2266@gmail.com Thiago Botelho Rocha emailanais2267@gmail.com <p>A climatização de ambientes residenciais vem crescendo ao longo dos últimos anos, mesmo o pais enfrentando uma crise econômica. Com isso, avaliar se uma instalação de ar condicionado está operando de acordo com o esperado é extremamente importante. Desta forma, este trabalho possui a finalidade de determinar o rendimento térmico da bancada didática de ar condicionado existente no Laboratório de Refrigeração. Para calcular o rendimento térmico de um aparelho de ar condicionado é necessário multiplicar o valor da massa de ar recirculado no evaporador pela variação da entalpia que entra e sai do evaporador. Os instrumentos utilizados neste estudo foram: anemômetro digital, psicrômetro digital e trena, além da bancada didática que possui um aparelho de ar condicionado do tipo janela com capacidade térmica nominal de 7.500Btu/h informado pelo fabricante. Os resultados mostraram que a massa de ar recirculada foi de 580kg/h e a variação da entalpia foi de 3,1kcal/kg, obtendo uma capacidade térmica real de 1.798kcal/h, transformando para Btu/h obtém-se o valor de 7.135Btu/h. Assim, verificou-se que o rendimento térmico do aparelho de ar condicionado da bancada didática ficou aproximadamente 5% menor que o valor informado pelo fabricante. Essa variação demonstra que a instalação feita está correta e oferecerá uma refrigeração muito próxima do valor nominal. Além disso, as condições ambientais no dia do teste podem ser diferentes das utilizadas nos testes do fabricante e ainda por se tratar de um aparelho instalado em uma bancada e não em um ambiente real pode ter causado esta pequena diferença.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1289 Analise geoambiental da Laguna de Iriry no município de Rio das Ostras - RJ como instrumento de apoio para gestão da unidade de conservação 2022-06-13T12:58:37-03:00 Vinícius Dos Santos Reis viniciusreis.ifrj@gmail.com Mayra Barros da Silva emailanais2272@gmail.com Leidiana Alonso Alves emailanais2273@gmail.com José Maria Ribeiro Miro emailanais2274@gmail.com <p>A pesquisa tem por objetivo realizar uma caracterização geoambiental da laguna de Iriry, localizada no município de Rio das Ostras – RJ, na região da Baixada Litorânea, regionalmente conhecida como Lagoa Doce, Lagoa Iodada ou Lagoa da Coca-Cola. A indústria de Petróleo e Gás, vista como um dos principais causadores do crescimento econômico, forma um cenário de causa e consequência resultantes de impactos ambientais na região, principalmente, ocasionados pela dilatação das cidades litorâneas. Neste contexto, a análise geoambiental da laguna torna-se fundamental para o controle dos agentes transformadores e suas possíveis soluções. Os dados obtidos e analisados têm o intuito de apontar diretrizes que irão auxiliar no planejamento da área, a fim de apoiar o gerenciamento da APA e a preservação da laguna. Para subsidiar essa proposta, foram sistematizados os dados e as características dos elementos dispostos na paisagem através do Método de Análise Ambiental. Os resultados obtidos permitiram verificar as boas condições ambientais do corpo hídrico e a recomendação para pesca e lazer. Conclui-se que sua Faixa Marginal de Proteção está em bom estado de conservação e que o sistema lacustre encontra-se preservado, apesar de possuir trechos parcialmente urbanizados.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1292 Influência magnética sobre a luz 2022-06-13T13:11:35-03:00 Vinícius de Araújo Coelho vdearaujoc@gmail.com Luiz Maurício de Oliveira Monteiro emailanais2304@gmail.com <p>O efeito Faraday em óptica consiste na rotação da direção de polarização de uma onda de luz pela ação de um campo magnético constante aplicado na direção de propagação da onda. É um efeito de fundamental importância do ponto de vista conceitual, porque mostra uma relação entre magnetismo e óptica; é de importância também do ponto de vista histórico, por ser o primeiro exemplo dessa relação, encontrada pelo físico inglês Michael Faraday em 1845. O efeito deixou fascinado seu descobridor e acreditamos que também possa fascinar o estudante de hoje. Essas características motivaram a sua escolha como tema deste trabalho, que é dirigido diretamente ao professor do ensino médio que pretende discutir com seus alunos alguns conceitos físicos nos campos do magnetismo e da óptica. O objetivo central deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção didática sobre o tema na qual o aluno é tratado como um elemento ativo no processo de ensino aprendizagem. A metodologia consiste em pôr em prática um roteiro com três planos de aula onde os estudantes realizam atividades experimentais simples com aparatos construídos com materiais de baixo custo. O resultado da aplicação dessa proposta didática é o maior engajamento por parte dos alunos no processo de construção do conhecimento. Portanto, o que se pretende com esse trabalho é promover uma discussão sobre a prática docente e, sobretudo, uma reflexão sobre a importância da participação ativa do aluno nos processos educacionais.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1295 Determinação de parâmetros físico-químicos em amostras do fermentado de jabuticaba (Myrciaria Jaboticaba Vell Berg) do município de Varre-Sai - RJ 2022-06-13T13:27:48-03:00 Phelipe Bezerra Nascimento phelipewwww@gmail.com Pablo Da Silva Siqueira emailanais2278@gmail.com Matheus Valério De Freitas Souza emailanais2279@gmail.com Alex Sandro Rodrigues Moraes Pereira emailanais2280@gmail.com Wellington Gabriel De Alvarenga Freitas emailanais2281@gmail.com Juliana Batista Simões emailanais2282@gmail.com <p>O vinho é obtido através da fermentação alcoólica do mosto da uva sã, fresca e madura, e que tem como resultado uma bebida com teor alcoólico de 8,6% a 14% de quantidade. O fermentado é classificado como seco, semi-seco ou meio-seco e suave, pela razão de açúcar residual no mesmo. A bibliografia considera como vinho apenas os fermentados preparados a partir da uva. A bebida produzida a partir da fermentação da jabuticaba recebe popularmente o nome de vinho de jabuticaba (M. jaboticaba), porém, de acordo com a legislação e a comunidade científica, o termo mais adequado seria fermentado de jabuticaba. O objetivo desta pesquisa foi determinar os parâmetros físico-químicos do fermentado de jabuticaba de duas adegas do município de Varre-Sai-RJ. A metodologia consta de análises físico-químicas: densidade relativa; teor alcoólico; acidez total; total volátil e fixa e pH. Foram apresentados os resultados em comparação com a legislação brasileira e com Ramirez (2009) e assim foi observado que o pH do fermentado da jabuticaba é maior que do vinho, a densidade relativa foi similar e o teor alcóolico variou de 11,7% a 20,5% dependendo do tipo de fermentado (doce, suave ou seco). Os resultados obtidos no presente trabalho poderão contribuir para uma caracterização geral do fermentado de jabuticaba, constituindo o primeiro controle da qualidade físico-químico realizado em amostras do fermentado das adegas investigadas.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1312 Políticas educacionais inclusivas para o século XXI 2022-06-13T16:32:34-03:00 Sabrina Souza da Silva ssouzadasilva@gmail.com <p>O presente trabalho tem por objetivo dar um primeiro panorama sobre uma pesquisa empírica, qualitativa, realizada nos moldes etnográficos sobre os pressupostos, os modos de financiamento, os saberes, as rotinas, as experiências e os efeitos das políticas de inclusão constituídas no Brasil. Especificamente, a discussão volta-se para os projetos empreendidos na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais –APAE de São José de Ubá, uma associação civil, filantrópica, de caráter cultural e educacional, e suas formas de operacionalizar seus projetos. A pesquisa é resultado de um trabalho prático com “participação observante” e visa discutir os conceitos de Estado, política, inclusão e tecnologias sociais voltadas para cidadania de portadores de deficiências ou com transtornos globais. Tais preceitos pretendem pôr luz a ideias de políticas de financiamento para inclusão e os conceitos de educação universal que vem permeando as políticas públicas educacionais no país e os impactos locais dessas perspectivas.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1313 Diagnóstico do clima organizacional de uma escola municipal em Natividade - RJ 2022-06-13T19:40:44-03:00 Lucas Capita Quarto lcapitaiv@gmail.com Sonia Maria Da Fonseca Sousa emailanais2283@gmail.com Márcia Aparecida De Souza emailanais2284@gmail.com Vyvian França Souza Gomes Muniz emailanais2285@gmail.com Fabio Luiz Fully Teixeira emailanais2286@gmail.com Eliana Crispim França Luquetti emailanais2287@gmail.com <p>O clima organizacional diz respeito à percepção das práticas e comportamentos dos colaboradores dentro da organização. Este é um fator determinante para um bom desempenho dos funcionários e aumento de produtividade das empresas. Apesar do aumento no número de publicações sobre esse tema nos últimos anos, há poucas pesquisas nessa área relacionadas ao setor público. Com isso, a pesquisa tem como objetivo identificar e analisar a satisfação dos colaboradores da referida instituição. A partir dos resultados, notou-se se que a maioria das perguntas tiveram a média 3.00 referente ao índice “satisfeito”. Nota-se, também, que a menor média obtida por meio da pesquisa está relacionada ao grau de insatisfação do salário recebido. O diagnóstico evidenciou que os aspectos relacionados à gestora da instituição obtiveram uma média satisfatória na pesquisa, conclui-se que o êxito na instituição de ensino é resultado da boa gestão da atual intendente. Diante desse cenário, pode-se considerar satisfatório o clima organizacional na escola objeto de estudo.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1272 A Lava Jato e a cooperação internacional contra os crimes econômicos 2022-06-13T10:18:00-03:00 Thamyrys Baur Tuffi Alli thamyrysalli@gmail.com Bruna Laiber Monteiro emailanais2251@gmail.com <p>O estudo reafirma a importância da cooperação internacional para combater os crimes econômicos, mostrando seu papel na operação Lava Jato. Justifica-se a pesquisa, também, pela dificuldade no ensino do Direito e a demonstração de sua aplicação na realidade. É comum estudantes não enxergarem as lições doutrinárias aplicadas aos acontecimentos. A barreira é maior para o Direito Internacional, cujas leis dependem da cooperação entre os países, que não raramente descumprem tratados já ratificados. Tenciona-se demonstrar mediante o exemplo presente nas notícias relacionadas à Lava Jato, que seu amadurecimento, e disso vem se beneficiando o Direito brasileiro, mais especificamente, a persecução criminal a crimes econômicos. Para isso, utilizando-se da leitura bibliográfica e da técnica histórico-jurídica, comparadas a observações de notícias dos principais meios de comunicação, primeiramente, define-se cooperação internacional, bem como crimes econômicos. Agrega-se a isso, exposição breve dos desafios específicos a seu combate, o que o difere da criminalidade comum. Em seguida, faz-se um resumo de casos anteriores à Lava Jato em que se haja utilizado a cooperação entre países contra a impunidade. Ainda, estudam-se os muitos mecanismos em matéria criminal, com foco na cooperação jurídica, como a milenar extradição e o recente auxílio direto. Comparando-se às histórias recentes e àquelas ainda repercutindo em jornais, além da nova Lei de Migração, em vigor desde 2017, demonstra-se um contraste de como a cooperação evoluiu até hodiernamente. Como resultado, afirma-se que a mesma provou sua essencialidade e eficácia, como apoio à Lava Jato, contra as estatísticas da impunidade, ainda maiores na criminalidade econômica.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1314 Diferença e repetição na dança-teatro 2022-06-13T19:58:25-03:00 Artur Ferreira da Silva arturferreiraa@gmail.com Iago Miranda de Freitas emailanais2288@gmail.com Tatiana De Oliveira Almeida emailanais2289@gmail.com <p>O presente trabalho parte da estética da dança-teatro de Pina Bausch como ignição para reflexões sobre a repetição como possibilidade estética. O estudo foi desenvolvido entre 2017 e 2018 como parte do conteúdo do componente curricular Poéticas do Corpo II da Licenciatura em Teatro do IF Fluminense campus Campos Centro. Bausch desenvolveu um modo particular de trabalho com a sua própria dança-teatro que estremeceu estruturas tradicionais de dança e de teatro no período em que suas obras despontaram. Seu trabalho é fortemente ancorado no material humano de seus dançarinos e a repetição é uma das marcas de sua estética. Nesse contexto, não é a repetição no sentido de reprodução ou de representação mimética, esta se instaura como repetição diferencial, como pulsão de vida. A análise de material teórico sobre esta estética é articulada à experiência da fruição de dois espetáculos que se deram no contexto de graduações em teatro no IFF – Campos Centro e na Unirio, onde o procedimento da repetição foi percebido como destaque na proposta estética. Entende-se, por fim, que esse procedimento é potente para subverter lógicas tradicionais, uma vez que desestabiliza significados pré-estabelecidos podendo ampliar sentidos.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1306 O real e o imaginário como forma de evocação da memória e de autoconstrução na literatura infantojuvenil 2022-06-13T15:38:10-03:00 Stefany Silva Vieira Almeida stefanysilva58@gmail.com <p>O trabalho tem o objetivo de analisar como o real e o imaginário constituem-se para a evocação da memória e da autoconstrução a partir das obras infanto-juvenis: Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado e de Faca Afiada, de Bartolomeu Campos Queirós. O estudo justifica-se pelo interesse em buscar compreender como o conceito de infância e subjetividade é apresentado nessas duas obras. Essa análise é feita por meio da leitura das obras, baseando-se nas concepções de infância e subjetividade na literatura infanto-juvenil. Os resultados permitem entender como o real e o imaginário se projetam para a construção da identidade por meio da evocação da memória</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1320 Fragmentos da memória musical campista 2022-06-13T21:14:26-03:00 Nivaldo Da Conceição Alves nivaldosolar@hotmail.com Dênis Da Silva denistecladoeviolao@gmail.com Fernanda Morales dos S. Rios fmrios@hotmail.com <p>Esta proposta faz parte de uma pesquisa em andamento que tem como cerne a disseminação do trabalho artístico e musical do instrumentista, maestro e compositor campista Anoeli de Souza Maciel. No entanto, fez-se necessário realizar um levantamento bibliográfico, no intuito de conhecer acerca de sua representação no cenário musical campista, assim como, mensurar a importância da sua contribuição musical, porém, pode-se constatar um raso conhecimento encontrado a respeito. Diante do exposto, a relevância desta pesquisa se justifica pela necessidade de se reconstruir parte da biografia do maestro Anoeli Maciel a partir de uma perspectiva musicológica a fim de conhecer seu legado musical, promovendo o conhecimento a respeito de sua trajetória musical e da sua significativa representatividade no âmbito musical de Campos dos Goytacazes/RJ.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1328 "Teatro Físico" - pesquisa e experimentação unindo a interface “corpo e tecnologia” aplicada à cena 2022-06-14T13:27:13-03:00 Mônica Cristina Mesquita de Souza monimesquita@yahoo.com.br Matheus Campista Mariano emailanais2323@gmail.com Bianca Rangel Batista emailanais2324@gmail.com <p>O presente trabalho é um relato de experiência das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisas, Experimentações e Práticas em Artes Corporais Cênicas - Teatro Físico (Dança, Teatro e Circo). Projeto de Extensão do Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro. O objetivo do projeto é promover estudos sobre o corpo e a preparação corporal nas artes da cena, associada à utilização de tecnologia digital. Os processos e treinamentos envolvem técnicas híbridas de preparação corporal, atuação e encenação. Utilizando referenciais e treinamentos de Ioga, Pilates, propostas de Meyerhold, Decroux, Grotowski, Eugênio Barba e Bertolt Brecht dentre outros encenadores. Além de propor uma conexão com as práticas e memórias corporais, vivências individuais e coletivas dos próprios participantes do projeto e cultura local, estabelecendo uma relação dialógica entre academia e comunidade. Os trabalhos envolvem ainda estudos e criação autoral de estéticas de encenação e montagem de espetáculos, pesquisa de visualidade da cena, onde entra a tecnologia digital, sendo utilizada como recurso nas artes do espetáculo para criação de realidade virtual ampliada, cenários e interação corpo e tecnologia. Como resultados dos processos já foi realizado a encenação e montagem do espetáculo Ascensão e Queda da Cidade de Mahagonny, exercícios cênicos, work in progress, além da apresentação e publicação de relatos e resultados em eventos acadêmicos, contribuindo para o ensino-pesquisa-extensão de forma indissociável. Premiado com menção honrosa de melhor projeto de Arte e Cultura do CONEPE-2017</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1330 Textual reflection about the environment’s ads - uma proposta didática 2022-06-14T13:44:39-03:00 Camila Rangel de Almeida camila23junho@gmail.com Joane Marieli Pereira Caetano emailanais2329@gmail.com Carlos Henrique Medeiros de Souza emailanais2330@gmail.com <p>Este trabalho tem como temática a abordagem pedagógica de textos em língua estrangeira. Assim, seu objetivo principal é propor o uso de Sequência Didática (SD) para trabalhar com textos multimodais, no caso da pesquisa, um anúncio publicitário, em uma aula de inglês. O referente estudo realiza, em um primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica, a fim de estudar a situação atual e histórica das metodologias de ensino de Língua Inglesa para, em seguida, qualitativamente, realizar uma proposta metodológica, utilizando como suporte teórico os estudos de Marcuschi (2008), Ribeiro (2016), Cristóvão e Pontara (2017) e Finardi e Porcino (2014) para formular uma SD que utilize textos multimodais (anúncios publicitários da WWF) em uma aula de Inglês. Como resultado, sugeriu-se uma proposta para prática que trabalha os aspectos de compreensão e, posteriormente, produção textual em Inglês do gênero textual em questão. Foi concluído, a partir disso, que é possível utilizar as SD para se trabalhar textos multimodais em inglês.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1274 A Sandy resolveu esperar! - Uma análise do teaser #ResolviEsperar La Casa de Papel da Netflix 2022-06-13T10:42:37-03:00 Adriene Ferreira de Mello adriene.mello@hotmail.com Luiza Guimarães Lanes emailanais2253@gmail.com Thayone Aparecida Da Silva Soares emailanais2254@gmail.com Joane Marieli Pereira Caetano emailanais2255@gmail.com <p>Diante das inúmeras formas inovadoras de recursos de marketing desenvolvidas no âmbito midiático, este trabalho pretende analisar, conforme os pressupostos da Análise do Discurso (AD) de Maingueneau, o teaser #ResolviEsperar La Casa de Papel, publicado em divulgação à estreia da segunda temporada da série criminal espanhola, na provedora Netflix. A análise será realizada sob a ótica de conceitos que conferem êxito à atividade comunicativa, como a finalidade reconhecida, o estatuto dos parceiros legítimos, o lugar e o momento legítimos, o suporte material, a organização textual e os recursos linguísticos específicos, que, serão, por sua vez, as categorias de análise deste estudo. No que concerne ao viés metodológico, as discussões baseiam-se nos pressupostos teóricos de Maingueneau (2013) para análise de textos comunicacionais. Espera-se, ao final da pesquisa, demonstrar como o discurso das propagandas veiculadas pela internet é construído, de forma criativa, com uma abordagem direcionada à persuasão dos coenunciadores, a fim de mostrar o quanto a pesquisa desses novos tipos de gêneros discursivos pode ser relevante.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1275 A tour through the British Culture 2022-06-13T10:54:53-03:00 Poliana De Souza Oliveira Castro polianacastro30@gmail.com Adriene Ferreira de Mello emailanais2256@gmail.com Joane Marieli Pereira Caetano emailanais2257@gmail.com Carlos Henrique Medeiros de Souza emailanais2258@gmail.com <p>Este estudo tematiza a infografia nas aulas de língua estrangeira (LE). Seu objetivo é sugerir uma sequência didática (SD) para o trabalho com infográficos nas aulas de inglês. Especificamente, pretende-se: contextualizar o ensino de língua inglesa e suas especificidades para o cotidiano escolar atual; em seguida, abordar a importância do ensino de cultura inglesa nas aulas de LE; e, por fim, demonstrar como o uso da infografia possibilita o ensino através de textos, especificamente multimodais, tendo como temática o estudo sobre cultura. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, sendo que, em sua etapa final, recorre ao método de elaboração de SD proposto por Schneuwly e Dolz (2004), reafirmado por Marcuschi (2008). Como resultados, apresentou-se uma proposição de SD. Conclui-se, em suma, que a aprendizagem em LE pode ir além de questões exclusivamente metalinguísticas para se trabalhar aspectos culturais, mediante o uso multimodal de textos.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1297 Literatura e história 2022-06-13T13:50:38-03:00 Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt dr.analucialima@gmail.com Anna Carolina Monteiro Barbosa camillacarolmonteiro@gmail.com <p>Um estudo dirigido, utilizando o cinema como ferramenta pedagógica para trabalhar disciplinas como literatura e história, favorece de sobremaneira a compreensão das disciplinas numa vertente intersemiótica. Nesse sentido, é preciso agregar à análise, tanto de uma arte quanto de outra, a contribuição e a relação que o contexto histórico e os conhecimentos historiográficos proporcionam na produção e recepção da obra, acreditando que é na sua produção cultural que um povo se reconhece e, se reconhecendo, pode se transformar. Esta pesquisa objetiva a utilização do cinema como ferramenta pedagógica para o entendimento da literatura e da história em seu sentido mais abrangente. Com isso, o aluno passa a compreender com mais clareza os conteúdos transmitidos através da utilização de filmes ou curta metragens, não somente nas aulas de literatura e história, como também nas demais disciplinas, incentivando assim o gosto pela leitura, já que poderá comparar a leitura mais rebuscada de um livro com um filme, retratando o conteúdo de uma forma mais lúdica</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1298 Literatura e música 2022-06-13T14:07:29-03:00 Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt dr.analucialima@gmail.com Renata Brito Silva renata.brito0007@gmail.com <p>A literatura se configura como uma disciplina polifônica e que mantém uma relação dialógica com outras artes, como a musical, por exemplo. Neste contexto, cabe mencionar que essas duas áreas do conhecimento sempre estiveram correlacionadas com a história da humanidade, tendo em vista que, desde a antiguidade, o texto literário se adapta à música e vice-versa. Como manifestação cultural, a música pode ser considerada um meio universalizante de comunicação, pois não se tem apontamento de qualquer grupo que não realize experimentos musicais com finalidade de representação cultural. Por outro lado, no âmbito que aborda, especificamente, a literatura, verificam-se determinadas críticas pautadas, por sua vez, na magnitude dos aspectos polissêmicos e de outros recursos linguísticos utilizados por essa disciplina. A fim de amenizar tal impasse, este trabalho pretende buscar novas alternativas pedagógicas com o propósito de diminuir a lacuna observada entre a produção literária e o corpo discente. Por fim, é interessante pontuar que a música foi escolhida, entre outras formas de arte, em razão de seu caráter lúdico e da afinidade que os alunos têm com ela. O percurso crítico será feito a partir de estudos críticos e teóricos formulados tanto nos PCN quanto em autores que concebem a educação na sua perspectiva reflexiva e dialógica.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1291 Casos de Esporotricose em cães e gatos atendidos no Hospital Veterinário da UENF em Campos dos Goytacazes/RJ 2022-06-13T13:10:35-03:00 Camila Da Silva Lourenço camila.documentos1@gmail.com Maria de Lourdes Bernardino emailanais2275@gmail.com Olney Vieira da Motta emailanais2276@gmail.com Adriana Jardim de Almeida emailanais2277@gmail.com <p>A Esporotricose é uma dermatozoonose causada pelo fungo do Complexo Sporothrix spp. É caraterizado por ser dimórfico, saprófita e cosmopolita, e a sua transmissão é dada por meio de lesão traumática na pele associada a animais ou ao meio ambiente. No cão, a doença é tida como incomum a rara, e suas lesões apresentam pouca carga fúngica. O gato, por sua vez, apresenta maior carga infectante nas lesões além de ser a maior fonte zoonótica. As lesões em ambas as espécies possuem aspectos de difícil cicatrização que costumam evoluir rapidamente. O diagnóstico é dado por meio da citologia e cultura micológica. O tratamento consiste na utilização de antifúngicos por via oral durante um mínimo 90 dias. Este trabalho de pesquisa teve por objetivo caracterizar clinicamente cães e gatos acometidos pela esporotricose atendidos no hospital veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em Campos dos Goytacazes/RJ. Foram avaliados clinicamente 316 gatos e 17 cães, de ambos os sexos e de diferentes idades, portadores de lesões ulceradas/nodulares sugestivas para esporotricose. As amostras foram coletadas de exsudatos cutâneos utilizando-se de swab estéreis e encaminhadas para o Laboratório de Sanidade Animal (LSA) do Centro de Ciências Tecnológicas e Agropecuárias (CCTA) da UENF para as análises citológica e micológica. Os animais positivos foram encaminhados para o tratamento clínico.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1273 A Química na Copa do Mundo 2022-06-13T10:28:01-03:00 Amanda Monteiro Pinto Barreto amanda.barreto@iff.edu.br George Matheus Terra Borges emailanais2252@gmail.com <p>O sistema educacional brasileiro apresenta diversos problemas que variam desde sua infraestrutura até a qualidade em que é oferecido. Neste contexto, entre as Ciências, a Química encontra destaque devido a sua presença no cotidiano das pessoas, porém, muitos alunos questionam sua abordagem em sala de aula. A Química pode ser melhor compreendida desde que seja contextualizada e apresentada de forma interessante, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos. Para tanto, cabe ao professor implementar atividades mais dinâmicas, como por exemplo Jogos, Vídeos, Feiras Escolares, entre outros. Para tanto, o professor deve buscar novas competências e um repensar constante da sua prática docente. Este projeto teve o objetivo de realizar uma Feira de Ciências abordando conteúdos de Química inseridos no contexto da Copa do Mundo, desenvolvendo o ensino e aprendizagem. A escolha do tema justificou-se pela relevância do evento e pelo grande interesse da maioria dos alunos pelo futebol. Este projeto foi desenvolvido num período de três meses, antecedendo a Copa, com participação de três turmas do primeiro módulo do curso Técnico de Química. Todos participaram da pesquisa bibliográfica e confecção da Feira, abordando a Química nos vários contextos da Copa (confecção da bola, chuteiras, fogos de artifícios, taça, entre outros). Os resultados foram muito positivos, obtidos por meio de questionários após apresentação da Feira e analisados de forma Quantitativa. Sendo possível concluir que a Feira de Ciências é uma boa alternativa para incentivar e estimular os estudantes em busca do conhecimento, proporcionando o desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1276 Ações integradas de Extensão, Ensino e Pesquisa sob a ótica da produção audiovisual 2022-06-13T11:11:54-03:00 Rogério Ribeiro Fernandes rribeiro@iff.edu.br Brenno Diniz Brandão brennobrandao2001@gmail.com Victória Lessa da Silva victoriadasilvalessa@gmail.com Rafael Ferreira Tardin da Silva rafael.silva@iff.edu.br Guilherme Carvalho de Lemos guilherme.lemos@iff.edu.br <p>O campus Bom Jesus do Itabapoana dispõe de uma trajetória de desenvolvimento de ações de extensão com forte potencial para se conectarem ao ensino e à pesquisa. São ações de extensão por se efetivarem como movimentos direcionados para as comunidades externas, mas que se fundamentam em trabalhos de pesquisa baseados no uso de instrumentos de coleta de dados como observação direta, conversas informais, entrevistas e outras práticas comuns de etnografia. Essas ações, ainda que não estejam formalmente, tem o condão de estarem vinculadas ao trabalho cotidiano da sala de aula. É o caso, por exemplo, do cineclube Debates, do projeto de recuperação de nascentes, da incubadora de empreendimentos solidários, de projetos ligados a pequenos agricultores; dos eventos Novembro Negro e Abril Indígena. Cada uma a seu modo, todas essas ações de extensão tem antecipado o que se pode fazer como trabalho de ensino integrado, conjugando não apenas conhecimentos pulverizados em diferentes disciplinas, mas, acima de tudo, fundindo o tripé de sustentação ideal dos institutos federais: ensino, pesquisa e extensão. O desafio que aqui se coloca é o de transformar o tripé em quadripé, abrindo uma brecha para se pensar e fazer inovação ou, mais especificamente, produzir, em audiovisual, narrativas que tratam desta conjunção de contrários aparentes. O objetivo é fomentar a produção de documentários etnográficos cujas narrativas contemplem o potencial integrador de ações de extensão do campus, exercitando trabalho criativo e olhar etnográfico, bem como aprofundando debate em torno de um modelo educacional integrador, que concilia ensino, pesquisa e extensão.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1300 Machado de Assis 2022-06-13T14:14:54-03:00 Clodoaldo Sanches Fófano clodoaldosanches@yahoo.com.br Alcione Candido da Silva emailanais2306@gmail.com Anizio Antônio Piroz emailanais2307@gmail.com Paulo Jonas dos Santos Júnior emailanais2308@gmail.oom Sonia Maria da Fonseca Souza emailanais2309@gmail.com Dulce Helena Pontes Ribeiro emailanais2310@gmail.com <p>A história da crônica no Brasil se confunde com a própria trajetória do jornalismo contemporâneo. Com a finalidade de entretenimento, de um modo geral, ela começou a consolidar-se no país em meados do século XIX e, desde então, tornou-se um gênero quase obrigatório para os jornais brasileiros, transformando-se no gênero mais executado ou exclusivo de alguns autores. Transitando pelo entremeio do Jornalismo e da Literatura, Machado de Assis se tornou um dos principais fundadores da crônica moderna. Um escritor que se valeu da crônica durante quatro décadas, escreveu-as e publicou em jornais. O literato escrevia suas crônicas sob pseudônimos. Não obstante, só 40 anos após sua morte é que se descobriu o verdadeiro autor das crônicas de Lélio. O presente trabalho tem por objetivo analisar a crônica “Bons Dias! – 19 de maio de 1888”, a partir dos postulados na Análise do Discurso de linha francesa (ADF). Tal texto escrito por Machado de Assis foi publicada na Gazeta de Notícias, em 19 de maio de 1888; representa o clima dominante no Brasil do período pré-abolicionista. Por fim, concluiu-se que Joaquim Maria Machado de Assis utilizou a linguagem com grande habilidade, transcendendo a denotação e ultrapassando os limites da censura. Sendo assim, o enunciador fez uso de histórias ficcionais como pré-texto para criticar a abolição, que era o tema em voga na época. Para tanto, escreveu crônicas como instrumento de intervenção na sociedade, denunciou diversos problemas sociais, em um período escravocrata, de grande desigualdade e injustiças sociais.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1284 Análise dos resíduos recolhidos pelo PRODESC no município de Patrocínio do Muriaé-MG 2022-06-13T12:32:49-03:00 Eludiane De Oliveira Pereira eludianedeoliveira@yahoo.com.br Graziela Martins da Silva Torquato emailanais2268@gmail.com Michelle Maria Arcanjo emailanais2269@gmail.com Dhyemila De Paula Mantovani emailanais2270@gmail.com Cristiano Guilherme Alves de Oliveira emailanais2271@gmail.com <p>Atualmente, o correto gerenciamento dos resíduos sólidos é um dos principais desafios das gestões em saúde. Assim, o trabalho em questão tem como principal objetivo quantificar e qualificar os resíduos sólidos farmacêuticos recolhidos pelo Programa Descarte Consciente de Medicamentos (PRODESC) no município de Patrocínio do Muriaé/MG, gerando indicadores importantes no que diz respeito à quantidade e qualidade desses resíduos, possibilitando identificar o perfil desse descarte em Patrocínio do Muriaé. Alguns resutados foram possíveis após o recolhimento e tabulação dos dados no periodo de Junho de 2017 à Abril de 2018. Constatou-se que a população de Patrocínio do Muriaé (5.287 mil habitantes) descartou maior número de medicamentos não vencidos, referentes a 62,34% do total e os vencidos 37,64%. A amostra total de medicamentos descartados pela população e recolhidos pelo PRODESC, nesse período, foi de 348 medicamentos em suas diversas classes, dessas as de maior incidência foram Cardiovasculares, Psicotrópicos e Metabolismo e nutrição, tanto para os grupos de medicamentos vencidos como para não vencidos. Quanto ao prazo de validade, observou-se que medicamentos com prazo de validade entre 6 meses a 1 ano foram os mais descartados e que os de menor descarte foram os com maior prazo de validade, maior que 2 anos, para ambos os grupos. Acredita-se que o trabalho em questão possibilitou traçar um perfil do descarte de medicamentos pela população do município de Patrocínio do Muriaé-MG, o que guiará a definição de estratégias futuras para uma educação continuada sobre conscientização de um descarte consciente.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1302 Medicalização na docência como fenômeno da precarização do trabalho em Santo Antônio de Pádua/RJ 2022-06-13T14:58:46-03:00 Thalles Azevedo Ladeira thalles-ladeira@hotmail.com Thacio Azevedo Ladeira thacioladeira@gmail.com Fernanda Fochi Nogueira Insfrán insfran.nery@gmail.com <p>Este trabalho se propõe a fazer uma análise do fenômeno da medicalização na docência, a partir do levantamento de entrevistas sobre as condições de saúde dos professores da educação básica do município de Santo Antônio de Pádua/Rj. O objetivo da pesquisa é apontar os motivos que levaram ou levam tais professores a fazerem uso de medicamentos, tais como: a Ritalina,Rivotril, etc., considerando as precárias condições de trabalho aos quais os docentes estão inseridos. Primeiramente devemos apontar as condições objetivas nas quais se dá o trabalho dos professores do referido município, considerando, primeiramente, a desvalorização salarial, cabendo considerar também a carga excessiva de trabalho em mais de uma escola, a superlotação das turmas, as condições de infraestrutura escolar, a falta de respeito e/ou até mesmo a violência na relação aluno-professor, dentre outros fatores, apontados por eles, que vem caracterizando o trabalho docente como precarizado e superexplorado, levando ao adoecimento do professor. Entretanto, o adoecimento da saúde física e psíquica não são os únicos motivos para explicar o uso de psicofármacos pelos professores, pois foi verificado nas entrevistas, também, o fenômeno do “adoecimento do olhar”, isto é, o olhar patologizante, que leva professores a fazerem uso de medicamentos de forma indiscriminada e sem prescrição médica, para evitar o adoecimento, por considerar sua relação com o trabalho adoecedora. Logo, esse trabalho objetiva-se, a partir das entrevistas semiestruturadas, com oito professores que trabalham nas escolas públicas municipais de Santo Antônio de Pádua/Rj, para compreender os motivos impulsionadores do uso de medicamentos.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1288 Influência da taxa de congelamento na velocidade de sublimação durante o processo de liofilização de um produto imunobiológico 2022-06-13T12:53:15-03:00 Sérgio Luiz de Lima Assumpção sergio.luiz@bio.fiocruz.br Celso de Farias Crespo emailanais2303@gmail.com <p>Diante da importância em se conhecer a correlação entre as variáveis controláveis dos processos de liofilização e o impacto dessas nos parâmetros de qualidade estabelecidos por agências reguladoras de produtos de saúde pública, o objetivo deste trabalho foi verificar a sensibilidade da formulação de um produto imunobiológico específico a duas taxas de congelamento diferentes e avaliar a correlação entre essas taxas e a velocidade de sublimação alcançada durante o processo de liofilização, avaliando os parâmetros de qualidade estipulados por agências regulatórias: umidade residual, potência, termoestabilidade, aspecto e solubilidade. Para isso, foram realizados experimentos com duas taxas de congelamento que, no primeiro experimento (lote A) foi de -0,22ºC/min e no segundo experimento (lote B) foi de -1,77ºC/min. Para estes experimentos foi medida a velocidade de redução de massa durante a fase de sublimação no processo de liofilização através da metodologia de massa reduzida. Os efeitos relacionados com as taxas de congelamento na estabilidade do produto imunobiológico variam de forma significativa. O produto imunobiológico avaliado se mostrou sensível diante das duas taxas de congelamento aplicadas. Com o controle de parâmetros do processo de liofilização, em especial a nucleação, é possível reduzir o tempo secagem e consequentemente o tempo total do processo. A taxa de congelamento de -0,22℃/min pode ser utilizada como uma taxa de congelamento adequada ao processo de liofilização do produto imunobiológico estudado, uma vez que esta condição otimizou o tempo de redução de massa durante a etapa de sublimação e sobretudo preservou os requisitos da qualidade de produto final.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1296 Já parou para pensar o que você tem colocado na boca 2022-06-13T13:33:15-03:00 Maria Blanc Figueira mariablanc29@gmail.com Adriene Ferreira de Mello adriene.mello@hotmail.com Vitório Degli Esposti Gualandi emailanais2305@gmail.com Joane Marieli Pereira Caetano joaneiff@gmail.com <p>Partindo das atuais discussões desenvolvidas, no cenário mundial, sobre a grande importância da conscientização de uso e descarte correto dos canudos plásticos, o presente trabalho, tendo como corpus de análise o vídeo publicitário “#paredechupar”, tematiza a concepção do discurso em textos de comunicação. Dessa forma, objetiva-se analisar o discurso publicitário presente no objeto deste estudo, a partir das categorias de análise que definem um gênero do discurso, nesse caso, a campanha publicitária. Para tanto, aplicam-se, como método, categorias de análise baseadas nos pressupostos de Maingueneau (2008), como os critérios que caracterizam o êxito da atividade comunicativa bem-sucedida. Dentre os resultados, observou-se que, diante do possível desinteresse das pessoas em acessar conteúdos sobre responsabilidade socioambiental, a propaganda recorre a recursos discursivos para captação do interlocutor, posterior quebra da expectativa e, por fim, implica a conscientização acerca dos impactos promovidos pelo uso excessivo e descarte inadequado de canudos plásticos no meio ambiente.</p> 2022-06-23T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense