Aproximações fenomenológicas da morte e do luto de jovens vítimas de violências no contexto escolar

Autores

  • Nilvia Coutinho Gomes Institutos Superiores de Ensino do Censa - ISECENSA
  • Nágila Coutinho Gomes Paiva Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Patrick Wagner de Azevedo Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Morte, Luto, Educação

Resumo

A escola é considerada um lócus de construção pessoal, ambiente possibilitador de formação de sentidos e laços existenciais. No entanto, nem mesmo este espaço que tenta acolher e abrigar se encontra impedido de ser invadido pela morte. O intuito deste trabalho é discernir a significação fenomenológica da morte e do luto na perda de jovens em decorrência de violências no contexto escolar, além de observar como tal sistema compreende esta experiência e como apreendem a morte repentina de seus integrantes e examinar como profissionais e alunos são afetados nos aspectos biopsicossociais e avaliar quais as possíveis formas ou criações de enfrentamentos podem ser desenvolvidas na elaboração ou não deste luto. Pretende-se analisar, ainda, quais os impactos que a morte jovem acarreta ao grupo escolar e observar quais as contribuições que a vivenciação da morte e do luto podem acrescentar ao sistema educacional. A fenomenologia, método de estudo, permite que cada fenômeno seja considerado como único, assim como singular é o ser, o que abre a perspectiva de se abarcar as minúcias da inclusão ser/fenômeno, o sentido de tal experimentação particular, o ponto de vista pessoal de quem o protagoniza. Uma vez que se vivencia algo, essa experienciação marca, atravessa, constitui, integra, de modo ímpar, em uma crescente e constante transformação. Os estudos sobre morte e luto necessitam de constantes aperfeiçoamentos para o entendimento claro de como é o desenrolar, sentido peculiar e formas de lidar com o acontecimento, propiciando um maior desenvolvimento da prática e a constituição de novos saberes pertinentes ao assunto, e para tanto se realizou pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A partir desta análise se permitirá a produção de material que possibilite melhor manejo e intervenções eficazes quando necessário, tanto na área educacional quanto na psicoterapia do luto.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

COUTINHO GOMES, N. .; COUTINHO GOMES PAIVA, N. .; AZEVEDO, P. W. de . Aproximações fenomenológicas da morte e do luto de jovens vítimas de violências no contexto escolar. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/974. Acesso em: 21 dez. 2024.