Aproximações fenomenológicas da morte e do luto de jovens vítimas de violências no contexto escolar
Palavras-chave:
Morte, Luto, EducaçãoResumo
A escola é considerada um lócus de construção pessoal, ambiente possibilitador de formação de sentidos e laços existenciais. No entanto, nem mesmo este espaço que tenta acolher e abrigar se encontra impedido de ser invadido pela morte. O intuito deste trabalho é discernir a significação fenomenológica da morte e do luto na perda de jovens em decorrência de violências no contexto escolar, além de observar como tal sistema compreende esta experiência e como apreendem a morte repentina de seus integrantes e examinar como profissionais e alunos são afetados nos aspectos biopsicossociais e avaliar quais as possíveis formas ou criações de enfrentamentos podem ser desenvolvidas na elaboração ou não deste luto. Pretende-se analisar, ainda, quais os impactos que a morte jovem acarreta ao grupo escolar e observar quais as contribuições que a vivenciação da morte e do luto podem acrescentar ao sistema educacional. A fenomenologia, método de estudo, permite que cada fenômeno seja considerado como único, assim como singular é o ser, o que abre a perspectiva de se abarcar as minúcias da inclusão ser/fenômeno, o sentido de tal experimentação particular, o ponto de vista pessoal de quem o protagoniza. Uma vez que se vivencia algo, essa experienciação marca, atravessa, constitui, integra, de modo ímpar, em uma crescente e constante transformação. Os estudos sobre morte e luto necessitam de constantes aperfeiçoamentos para o entendimento claro de como é o desenrolar, sentido peculiar e formas de lidar com o acontecimento, propiciando um maior desenvolvimento da prática e a constituição de novos saberes pertinentes ao assunto, e para tanto se realizou pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A partir desta análise se permitirá a produção de material que possibilite melhor manejo e intervenções eficazes quando necessário, tanto na área educacional quanto na psicoterapia do luto.