Análise da demanda de estudantes de ensino médio no noroeste fluminense
Palavras-chave:
Ensino médio, Noroeste fluminense, EducaçãoResumo
O NOF constitui-se em uma Região de Governo do Estado do Rio de Janeiro determinada, a partir da divisão regional estabelecida pela Lei N.º 1.227/1987, que aprovou o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social 1988/1991. A região é composta por treze municípios, a saber: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai. Iniciado o século XXI, o desafio é integrar-se à chamada “Sociedade da Informação”, onde os valores e competências necessários são diferentes daqueles que existem na Sociedade Industrial tradicional. O paradigma vigente preconiza que para um país se desenvolver é necessário ampliar a produção de conhecimento. Assim, para integrar-se às “Sociedades da Informação” é necessário produzir conhecimento. Para produção de conhecimento, é fundamental investir em educação – em todas as suas modalidades e todos os níveis de ensino – , bem como é essencial que haja demanda, ou seja, alunos dispostos a construir conhecimento. Utilizando-se o método dialético, pretende-se caracterizar a demanda para o ensino médio contrapondo-a com a oferta de vagas e a qualidade de ensino ofertada. A presente pesquisa pretende verificar as possibilidades de expansão de oferta do Ensino Médio na Região Noroeste Fluminense, analisando os dados do Censo 2010 do IBGE relativos aos municípios que compõem a referida região, averiguando os dados do Censo Escolar do INEP e verificando os indicadores de qualidade de ensino aferidos pelo INEP e pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, e assim pretende contribuir para o planejamento das instituições de ensino.