Análise contrastiva entre os tempos presentes do modo indicativo das línguas portuguesa e inglesa

Autores

  • Sonia Maria da Fonseca Souza Centro Universitário São José de Itaperuna
  • Elizângela Frangilo Tiradentes Centro Universitário São José de Itaperuna
  • Giani Fernandes Ferreira Centro Universitário São José de Itaperuna
  • Vyvian França Souza Gomes Muniz Centro Universitário São José de Itaperuna

Palavras-chave:

Análise constrativa, Modo do indicativo, Língua inglesa

Resumo

Sendo o Inglês um idioma global, é importante saber como funciona e se dá a conjugação dos tempos verbais para melhor ser empregado o uso no seu vínculo geral. Este estudo tem como objetivo analisar as similaridades e diferenças entre os tempos presente do modo indicativo das línguas portuguesa e inglesa e sua utilidade para o processo de ensino/aprendizagem da língua Inglesa, bem como explicar a análise contrastiva dentro do contexto da linguística aplicada, uma vez que entende-se que a análise contrastiva, além de estabelecer correspondências estruturais ou formais entre línguas, pode ser utilizada na explicação das diferentes realizações estruturais de sistemas comuns a ela. Sabe-se que tanto no sistema verbal da língua inglesa quanto da língua portuguesa, as formas verbais indicam relações temporais e de aspecto, daí a relevância de se compreender o processo de aprendizagem e uso dos verbos do presente a partir da análise contrastiva. Para isso, realizouse uma pesquisa bibliográfica de base qualitativa, considerando as contribuições de teóricos cujas obras são pertinentes ao foco deste estudo. Conclui-se, portanto, que o estudo das diferenças e semelhanças confirma que o tempo presente do indicativo no Inglês e o presente do indicativo em Português estão relacionados com a indicação do aspecto, bem como a relação temporal das formas verbais não diferem em nenhum dos casos. Vale ressaltar que a análise contrastiva pode ser de grande valia, uma vez que contribui para esclarecer as dificuldades que os diferentes tipos de tempo presente em Inglês podem trazer para o aprendiz. Além disso, este estudo proporciona subsídios a professores e alunos para entenderem como acontece os equívocos em direção ao uso da língua-alvo.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

FONSECA SOUZA, S. M. da .; FRANGILO TIRADENTES, E. .; FERNANDES FERREIRA, G. .; FRANÇA SOUZA GOMES MUNIZ, V. . Análise contrastiva entre os tempos presentes do modo indicativo das línguas portuguesa e inglesa. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/958. Acesso em: 3 jul. 2024.