Alternativas interdisciplinares da abordagem do tema drogas na escola
Palavras-chave:
Drogas, Escola, Jogo educativoResumo
O ato de (re)pensar a abordagem do tema drogas tem sido muito discutido pelo mundo, após mudanças sobre as leis de consumo, compra e venda em diversos países. Porém, ainda é notável a forma atribulada em que o tom da conversa está em nosso país, já que nossa sociedade ainda é muito influenciada por julgamentos de valor quando se trata do tema. A opção por esse tema se deve pelo fato de acreditar que a repressão não colabora como forma preventiva, muito menos de orientação sobre o consumo de drogas, principalmente com adolescentes e jovens em geral. O intuito deste trabalho então é trazer à cena formas não-repressivas de abordagens sobre o tema drogas nas escolas, através da aplicação de um jogo educativo. O jogo foi elaborado através de um árduo trabalho envolvendo diversas leituras, músicas, vídeos e tenta abordar a temática de forma interativa, com alunos de ensino médio de duas escolas públicas do Noroeste Fluminense. A escolha pelas regiões de aplicabilidade do jogo e de opção pelas escolas públicas se deve pela consciência de que o fenômeno do uso de drogas e da criminalidade do tráfico também está presente no interior, transformando de maneira bastante significativa o cotidiano destas cidades. Aplicar o jogo em escolas públicas também se deve ao fortalecimento da importância de buscar na escola básica o lugar da aplicação de estudos e investimentos públicos do ensino universitário. A abordagem do tema drogas com a aplicação do jogo busca analisar o impacto e a mudança que a utilização do jogo proporcionou como ferramenta neducativa, além de também verificar possibilidades de mudanças em seu formato, com críticas e sugestões do público-alvo (estudantes). Os resultados parciais e finais ainda não estão finalizados, porém a pesquisa já se encontra em nível avançado de elaboração e embasamento teórico e prático.