Abordagem gramatical e formação linguística
uma perspectiva docente
Palavras-chave:
Língua portuguesa, Gramática, Formação linguistícaResumo
Este estudo tematiza a realidade do ensino gramatical nas escolas do munícipio de Itaperuna a partir de um diagnóstico da perspectiva docente, a fim de mensurar os principais desafios para a consolidação de uma abordagem gramatical efetiva, uma vez que se tem por hipótese que uma formação linguística eficiente pauta-se em uma abordagem gramatical contextualizada, que promova uma postura reflexiva do alunado diante da mutabilidade da língua e das exigências do contexto interacional entre falantes Objetiva-se investigar como os professores de Língua Portuguesa constroem sua abordagem gramatical para uma formação linguística efetiva. Ademais, aferemse as propostas educacionais contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCN) e os resultados obtidos em Língua Portuguesa no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), realizados entre os anos de 2008 a 2010. Este artigo é norteado por pesquisas bibliográficas acerca do assunto, tendo por base autores como Ilari (1985), Bechara (1989), Geraldi (2001), Faraco (2008), Koch (2011), entre outros. Neste estudo, também se investiga dados coletados a partir de um estudo de caso com professores da Escola de Aplicação da Fundação São José de Itaperuna – RJ e do Colégio Estadual Romualdo Monteiro de Barros, que lecionam ou lecionaram a disciplina de Língua Portuguesa. Os textos são produzidos a partir de dois gêneros textuais: a narrativa de experiência pessoal, na qual os entrevistados discorrem sobre sua formação acadêmica e experiência profissional, e relato de procedimento, cujo objetivo é verificar qual a postura o docente adotaria se um aluno utilizasse uma sentença que foge à norma padrão da Língua Portuguesa.