A importância das novas tecnologias assistivas para as pessoas com deficiência visual na informática educativa no setor de reabilitação do Instituto Benjamin Constant

Autores

  • Marcelo Bustamante Chilingue Instituto Benjamin Constant - RJ
  • Francisco José Amorim Kling Secretaria de Estado de Educação - RJ
  • Andrea Lopes Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Daniel de Mattos Kling Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Tecnologias assistivas, Informática educativa, Educação especial

Resumo

O trabalho objetiva relatar as experiências dos alunos da Informática Educativa no IBC, considerando, a condição imposta a esses que perderam de modo total ou parcial, a visão. Destaque, também, para a heterogeneidade desse alunado, oriundo das diversas camadas da sociedade, com experiências de vidas distintas. Portanto, busca apresentar as dificuldades enfrentadas no uso do computador, mas que, com o auxílio das tecnologias assistivas, mostram-se a “luz no fim do túnel”. Com as devidas adaptações, potencializa essas ferramentas como suporte para o desenvolvimento e/ou reinserção dessas pessoas na sociedade. Atualmente, encontramos diversos aplicativos que facilitam a inserção das tecnologias assistivas para os deficientes visuais. Contudo, parte dessas tecnologias não são conhecidas e/ou não estão disponíveis para quem realmente necessita; isso ocorre pela falta de divulgação e distribuição e, infelizmente, pelo fator comercial, a partir do qual muitos programas que facilitam a vida das pessoas com deficiência visual são pagos. Considerando que grande parte da população com deficiência visual é oriunda das camadas populares da sociedade, temos a inserção das tecnologias “não assistivas”. A finalidade é promover a inclusão social e digital, com a utilização das tecnologias assistivas, visando a acessibilidade das pessoas com deficiência visual. De acordo com Ferreira (1986), “a informática é a ciência que visa ao tratamento das informações através do uso de equipamentos e procedimentos da área de processamento de dados”. São ferramentas que abrem oportunidades, principalmente, para aquelas em que os padrões de aprendizagem não estão de acordo com os modelos convencionais. As pessoas com deficiência visual classificam-se em dois grupos: cegos e com baixa visão. Dessa forma, para promover essa inserção, faz-se necessário utilizar recursos dessas tecnologias. Como mencionado anteriormente, vários softwares estão disponíveis, porém, nem todos têm acesso gratuito e ilimitado.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

BUSTAMANTE CHILINGUE, M. .; AMORIM KLING, F. J. .; LOPES SILVA, A. .; MATTOS KLING, D. de . A importância das novas tecnologias assistivas para as pessoas com deficiência visual na informática educativa no setor de reabilitação do Instituto Benjamin Constant . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/949. Acesso em: 3 jul. 2024.