A mineração de texto e sua aplicabilidade no ensino-aprendizagem

Autores

  • Diego Lopes Justino Instituto Federal Fluminense
  • Leandro da Silva Foly Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Mineração de texto, Ensino e aprendizagem, Leitura e produção textual

Resumo

Muita informação é produzida e disponibilizada digitalmente todos os dias, em diferentes formatos textuais. A área de Mineração de Texto surgiu para que todo esse conteúdo e pluralidade de formatos possam ser tratados e analisados e, assim, utilizados de maneira estratégica e otimizada em diferentes situações. Este trabalho objetiva apresentar um estudo exploratório sobre Mineração de Texto e algumas iniciativas reconhecidas na área de educação. O processo de mineração de texto é dividido em quatro etapas bem definidas: seleção, pré-processamento, mineração e assimilação. Em cada etapa, são empregadas técnicas específicas, como remoção de StopWords, conflação, normalização de sinônimos e indexação. No ambiente educacional, onde a leitura e produção textual são atividades consideradas habituais e diretamente relacionadas ao desenvolvimento intelectual e social dos alunos, a Mineração de Texto encontra, então, ampla aplicabilidade. Alguns Projetos na área de educação que aplicam técnicas de mineração de texto foram encontrados na pesquisa: um deles, cujo site disponibiliza material estudantil para alunos na área da saúde, aplica métodos para varrer textos e conteúdos e classificá-los de maneira correta no portal, agrupando os conteúdos por categorias. Outra iniciativa denominada Rede de Conceitos objetiva extrair e relacionar os termos tratados com maior incidência na produção textual e exibir o resultado através de um gráfico. Uma terceira experiência encontrada utiliza um filtro implementado na aplicação Minera Fórum, objetivando analisar as interações entre professores e alunos dentro da rede social acadêmica. Concluiu-se, portanto, que a aplicabilidade da Mineração de Texto na área educacional é ampla e relevante, de forma que justifica mantê-la como base do projeto de pesquisa atual.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

LOPES JUSTINO, D. .; DA SILVA FOLY, L. . A mineração de texto e sua aplicabilidade no ensino-aprendizagem . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/948. Acesso em: 3 jul. 2024.