As unidades de ensino potencialmente significativas

uma proposta para um ensino de ciências menos tradicional

Autores

  • Wagner dos Santos Instituto Federal Fluminense
  • Valéria de Sousa Marcelino Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

UEPS, Alfabetização científica, Espaço não formal de educação, Educação ambiental

Resumo

A ministração dos conteúdos na disciplina de Ciências deve dar condições aos alunos de correlacionarem a sala de aula com seu cotidiano. Entretanto os alunos ainda estão expostos a um modelo tradicional de ensino. Dessa forma, a presente pesquisa propõe a utilização das Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) na elaboração e ministração dos conteúdos nas aulas de Ciências. Esta metodologia busca a aprendizagem significativa, pois as aulas partem de problemas do cotidiano dos alunos. Dessa forma, desenvolveu-se uma sequência de ensino baseada nos oito passos da UEPS e, partindo do tema água, buscou-se promover uma adequada alfabetização científica e uma educação ambiental. Esta sequência constou de cinco encontros divididos entre espaços não formais e formais de aprendizagem. A aplicação da sequência ocorreu para uma turma do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual José do Patrocínio, de Campos dos Goytacazes RJ. A coleta de dados foi feita através de questionários, respostas às situações problema, observações e discussões. Os dados foram analisados pela Análise Textual Discursiva, metodologia de análise de dados qualitativos. Da análise emergiram duas categorias que levaram à produção de dois metatextos: i) A aprendizagem significativa em Ciências, relativa aos conteúdos ambientais: Neste metatexto apresentaram-se os relatos dos alunos acerca do que já sabiam sobre o tema e das evidências de aprendizado em relação aos seus conhecimentos prévios, demonstrando a aprendizagem significativa; ii) A motivação e a aprendizagem: Neste metatexto, discutiram-se os relatos dos alunos sobre a motivação em aprender os conteúdos a partir de aulas menos tradicionais. Os resultados trazem indícios de uma aprendizagem significativa, indo dessa forma ao encontro dos objetivos da UEPS e evidenciando que a presente metodologia de ensino é viável para tornar as aulas de Ciências menos tradicionais.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

SANTOS, W. dos; SOUSA MARCELINO, V. de. As unidades de ensino potencialmente significativas: uma proposta para um ensino de ciências menos tradicional. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/947. Acesso em: 21 dez. 2024.