A utilização de recursos midiáticos no processo ensino-aprendizagem
um estudo sobre o real impacto das videoaulas na aprendizagem dos alunos de cursos de Engenharia
Palavras-chave:
Videoaulas, Benefícios, EngenhariasResumo
Este trabalho analisa a relevância da utilização de videoaulas por estudantes dos cursos presenciais de Engenharias em uma Instituição de Ensino Superior privada. A Educação a distância (EaD) expandiu-se suscitando recursos atraentes que podem ser usados no ensino presencial. A utilização das videoaulas requer do educador tomadas de atitudes não estritamente sistematizadas em manuais, compêndios, livros didáticos e módulos de ensino. A pesquisa teve por objetivo rejeitar a hipótese nula (H0) de que os estudantes dos cursos de engenharias de uma IES privada que utilizam o recurso de videoaulas possuem a média das notas igual à dos estudantes que não utilizam esse recurso. A pesquisa, qualiquantitativa, utilizou-se de informações do registro acadêmico de uma IES, para obtenção dos resultados das disciplinas com maior índice de retenção nas engenharias. A amostra foi composta dos alunos dos cursos de graduação em engenharias, matriculados do primeiro ao 5° semestres, em disciplinas nas quais foram observadas as menores médias de notas e o maior número de dependentes. Para os estudantes dessas turmas, aplicou-se um questionário, com o objetivo de identificar se utilizavam videoaula, independente da fonte. Dados daí coletados subsidiaram o estudo comparativo das médias de notas dos estudantes que utilizaram ou não este recurso. Pôde-se concluir que a videoaula pode substituir a aula presencial nos casos em que os estudantes têm dificuldade de estarem presentes durante todo o tempo. A videoaula pode impactar na aprendizagem significativa de estudantes que possuem características específicas, refletindo nas notas, diminuindo a reprovação e retenção em disciplinas e, consequentemente, na permanência destes alunos na IES.