A política de cotas para pessoas com deficiência na uenf e seus efeitos

análise sobre o acesso e permanência de estudantes, a partir do período de 2003 a 2016

Autores

  • Bianca Gomes da Silva Muylaert Monteiro de Castro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Shirlena Campos de Souza Amaral Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Palavras-chave:

Inclusão, Políticas de cotas, Educação Superior

Resumo

O presente trabalho busca, mediante revisão bibliográfica e coleta de dados, analisar como se deu a implementação da política de cotas para pessoas com deficiência na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e seus efeitos, considerando a partir da Lei 4.151/2003, que foi a primeira legislação instituída com o objetivo de garantir a inserção de estudantes com deficiência nas Universidades Estaduais do Rio de Janeiro. Garantir o acesso de pessoas com deficiência à Universidade é estar de acordo com os princípios constitucionais da igualdade e da dignidade humana, buscando oferecer a essas pessoas a autonomia por meio da educação, oportunizando a capacitação para o mercado de trabalho e desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades de acordo com suas necessidades educativas. Ao tratar da reserva de vagas para estudantes com deficiência, o trabalho focaliza o acesso à educação, dos meios pelos quais ele ocorre e sobre as formas existentes dentro da universidade para garantir a permanência desses estudantes na instituição de ensino, tendo em vista que apenas a reserva legal de vagas não garante o êxito na formação profissional da pessoa com deficiência. Por tal motivo, o estudo também trata das estratégias institucionais para a permanência, da educação inclusiva, do atendimento especializado e da educação como direito social garantido constitucionalmente, bem como procura analisar se as normas existentes são aplicadas no caso concreto e se atendem aos estudantes de forma satisfatória, na perspectiva de justiça social trazida pela política, já que em muitos casos, ocorre uma lacuna entre a lei e sua efetivação. Assim, a pesquisa se propõe a um diagnóstico aprofundado sobre a utilização das vagas destinadas por intermédio das cotas para pessoas com deficiência na UENF, desde a implementação da lei que as instituiu no ano de 2003 até o presente ano de 2016.

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Publicado

2022-06-22

Como Citar

GOMES DA SILVA MUYLAERT MONTEIRO DE CASTRO, B. .; CAMPOS DE SOUZA AMARAL, S. . A política de cotas para pessoas com deficiência na uenf e seus efeitos: análise sobre o acesso e permanência de estudantes, a partir do período de 2003 a 2016 . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/942. Acesso em: 3 jul. 2024.