A cartografia no ensino de geografia superando as dificuldades
Palavras-chave:
Geografia, Cartografia, EnsinoResumo
A leitura de mapas é um pré-requisito fundamental para um bom aprendizado na disciplina de Geografia. A leitura e compreensão de mapas não são uma tarefa simples para quem não conhece os conceitos básicos que ele apresenta. Os PCNs de Geografia preconizam que ainda no final dos anos iniciais, o aluno deve ser capaz de ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples. Isso engloba entender os mapas como parte de uma linguagem própria a partir de símbolos e seus significados. Eles apresentam funções específicas como: orientação, localização, taxação, o que significa que cada mapa representa o espaço geográfico com características específicas. No entanto, é comum muitos alunos terminarem o ensino médio sem o domínio adequado dessas competências. Percebe-se também que muitos professores apresentam dificuldades na leitura de material cartográfico e apresentam dificuldade em ensinar esse conteúdo a seus educandos. Nesse sentido, esse projeto procura sanar essa demanda, buscando desenvolver propostas pedagógicas mais eficientes para o ensino da cartografia. Assim, através de oficinas com os professores, serão desenvolvidas técnicas de ensino, materiais didáticos, que posteriormente serão aplicados aos alunos dos professores participantes do projeto. A ideia, portanto, é promover um diálogo e capacitação entre os professores de Geografia da rede pública da região de Itaperuna na construção de estratégias de ensino geográfico e verificar a eficácia dessas estratégias nas escolas. Esse trabalho, portanto, pretende mostrar os resultados preliminares desse projeto, como a elaboração de metodologias e materiais didáticos que serão utilizados nas oficinas com os professores que ocorrerão em breve.