Teste aleopático do extrato de erva de passarinho (Struthanthus marginatus (DESR.) Blume) na germinação e desenvolvimento de alface (Lactuca Sativa L.) e pepino (Cucumis Sativus L.)

Autores

  • Adriana Leonardo Lima Silva Centro Universitário São José de Itaperuna
  • Gleisiane Braga da Silva Instituto Federal Fluminense
  • Maycon do Amaral Reis Instituto Federal Fluminense
  • Vitor Caveari Lage Universidade Iguaçu- UNIG
  • Juliana Baptista Simões Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Alelopatia, Germinação, Struthanthus marginatus, Extrato clorofómico, Extrato metanólico

Resumo

O Brasil possui uma imensa diversidade de espécies vegetais pouco estudadas. O avanço tecnológico, científico e econômico atrelado à agricultura tem levado a processos degenerativos da natureza. O desenvolvimento de técnicas e produtos que minimizem esses danos podem ser uma solução sustentável. Nesse contexto, o teste alelopático da erva-de-passarinho mostra-se como uma alternativa à produtos nocivos ao meio ambiente. A alelopatia é um processo pelo qual produtos do metabolismo secundário de um vegetal são liberados, interferindo no desenvolvimento de outras plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência dos extratos de erva-de passarinho na germinação de sementes de alface e pepino. Os experimentos foram conduzidos entre setembro de 2017 e março de 2018. Os ensaios foram realizados em placas de Petri com papel de filtro umedecidos com os extratos de folhas e galhos em três concentrações 10%, 20% e 50% (m/v), com fotoperíodo de 24 horas (Ensaio 1) e 11 horas (Ensaio 2), a germinação foi monitorada por sete dias. No Ensaio 1, a solução clorofórmica de galhos (50% m/v) apresentou uma significativa redução na taxa de germinação do alface. No Ensaio 2 nenhum dos extratos apresentaram diferença significativa na taxa de germinação das sementes. Entretanto, o extrato metanólico em todas as concentrações causou um aumento do índice de velocidade de germinação do alface e do pepino. Conclui-se que os extratos influenciaram na germinação das espécies vegetais pesquisadas. Ainda não são descritos na literatura compostos isolados da erva de passarinho tornando os extratos uma rica fonte para estudos fitoquímicos.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

LEONARDO LIMA SILVA , A. .; BRAGA DA SILVA, G. .; AMARAL REIS, M. do .; CAVEARI LAGE, V. .; BAPTISTA SIMÕES, J. . Teste aleopático do extrato de erva de passarinho (Struthanthus marginatus (DESR.) Blume) na germinação e desenvolvimento de alface (Lactuca Sativa L.) e pepino (Cucumis Sativus L.) . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 3, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1329. Acesso em: 23 abr. 2024.