Surdez

um dos diversos modos de vida

Autores

  • Valmici Musquine de Brito Rocha Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Jacqueline Gomes de Souza Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Surdez, Educação bilíngue, Educação infantil

Resumo

A necessidade de implementar uma educação bilíngue é cada vez mais emergente, visto que a marginalização das pessoas surdas continua a acontecer e, contraditoriamente, dentro da inclusão. O trabalho não se constitui inteiramente numa proposta bilíngue, já que não atende a todos os princípios desta perspectiva, no entanto, apresentamos possibilidades para o trabalho docente que, desde sua prática na educação infantil, apresente a seus alunos, surdos e/ou ouvintes, duas línguas legítimas: Libras e Português. Para isso, é preciso antes, entender a deficiência de modo geral e a surdez, de modo específico, como modos de vida que negam a normalidade. Percebemos a contribuição no bilinguismo na formação linguística, cultural e identitária da pessoa surda, além de diminuir as barreiras de comunicação e inserção nos espaços sociais, a contribuição na formação das pessoas ouvintes, que mais que aprender uma nova língua e cultura, aprendem desde novas o respeito às diferenças.

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Publicado

2022-06-23

Como Citar

MUSQUINE DE BRITO ROCHA, V. .; GOMES DE SOUZA , J. . Surdez: um dos diversos modos de vida. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 3, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1327. Acesso em: 27 abr. 2024.