Surdez
um dos diversos modos de vida
Palavras-chave:
Surdez, Educação bilíngue, Educação infantilResumo
A necessidade de implementar uma educação bilíngue é cada vez mais emergente, visto que a marginalização das pessoas surdas continua a acontecer e, contraditoriamente, dentro da inclusão. O trabalho não se constitui inteiramente numa proposta bilíngue, já que não atende a todos os princípios desta perspectiva, no entanto, apresentamos possibilidades para o trabalho docente que, desde sua prática na educação infantil, apresente a seus alunos, surdos e/ou ouvintes, duas línguas legítimas: Libras e Português. Para isso, é preciso antes, entender a deficiência de modo geral e a surdez, de modo específico, como modos de vida que negam a normalidade. Percebemos a contribuição no bilinguismo na formação linguística, cultural e identitária da pessoa surda, além de diminuir as barreiras de comunicação e inserção nos espaços sociais, a contribuição na formação das pessoas ouvintes, que mais que aprender uma nova língua e cultura, aprendem desde novas o respeito às diferenças.