Estilos de aprendizagem na educação à distância
Palavras-chave:
Ensino, Metodologias, EADResumo
Esta pesquisa consiste em uma revisão bibliográfica sobre a cronologia dos principais autores dos estilos de aprendizagem. Teve por objetivo encontrar indicadores que justifiquem a aplicação desta no ensino a distância. Na pesquisa, foram enumerados autores como Kein (1951), David Kolb (1976), Rita e Kennedy Dunn (1978), Alonso (1981), Messick (1984), Bert Juch (1987), Honey e Mumford (1988) e Alonso e Gallego (2002). Esses mostraram-se fundamentais na formulação da teoria dos estilos de aprendizagem. Os últimos autores, Alonso e Gallego formularam um questionário que permite a categorização dos estilos. Com essa categorização, os autores citados defendem o trabalho contínuo para incentivo dos estilos, alcançando um processo de aprendizagem completo. Após a leitura e compreensão da literatura, os autores dessa pesquisa concluíram que a utilização da teoria dos estilos de aprendizagem é um excelente aliado no combate à evasão de cursos na modalidade a distância. Perceberam que, com a compreensão das características individuais de seus alunos, é possível desenvolver metodologias que incentivem a aprendizagem destes. Entretanto, fica clara a necessidade de um estudo mais aprofundado, buscando resultados práticos dessa teoria a fim de embasar a ideia aqui levantada.