Dificuldades de aprendizagem

uma construção social?

Autores

  • Flávia Godinho Soares de Melo Barreto Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Jacqueline De Souza Gomes Universidade Federal Fluminense - UFF

Palavras-chave:

Dificuldade, Aprendizagem, Diagnóstico

Resumo

Neste artigo compartilhamos inquietações e provocações sobre o conceito de dificuldades de aprendizagem. Partimos de uma reflexão sobre a apreensão deste na literatura hegemônica e sobre suas implicações para a prática pedagógica. O conceito de dificuldades de aprendizagem é polissêmico e complexa é a sua apreensão. Nesta medida, identificamos compreensões diversas e até controversas sobre o conceito. Nossa fundamentação teórica passa por autores como Fonseca (2015), Boaventura (2017), Maturana (1982, 1988, 2001, 2015), Hooks (2013) e Patto (1999, 2000, 2005). Inicialmente, buscamos analisar os critérios utilizados nos diagnósticos de dificuldades de aprendizagem para, em seguida, questionarmos a legitimidade dos apontamentos hegemônicos a fim de defendermos que o conceito de dificuldade de aprendizagem é uma construção social e volátil. Ressalte-se que o panorama histórico da educação no Brasil, o modelo educacional e a necessidade de justificar a grande disparidade socioeconômica alicerçam nossa inclinação por defender as dificuldades de aprendizagem como produto da vida social. Esta defesa visa dar à luz outras formas de ver e estar no mundo. Entendemos ser fundamental, antes de rotularmos e estigmatizarmos, observarmos e respeitarmos as especificidades de cada pessoa. Aliás, há "dificuldades" que talvez sejam "diversidade", definidas por meio de uma leitura enviesada de mundo que inferioriza conhecimentos não hegemônicos e ignora as possibilidades de releitura do mundo.

Biografia do Autor

Flávia Godinho Soares de Melo Barreto, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestranda do PPGEn/UFF

Jacqueline De Souza Gomes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora Adjunta /UFF

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

GODINHO SOARES DE MELO BARRETO, F.; SOUZA GOMES, J. D. Dificuldades de aprendizagem: uma construção social?. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 3, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1315. Acesso em: 24 abr. 2024.