Os perfis dos professores de física nas escolas públicas de Itaperuna e Porciúncula
Palavras-chave:
Ensino de física, Capacitação, Perfil dos professoresResumo
Uma das grandes preocupações com o ensino de física é com a formação dos professores de física. Mesmo nas capitais, onde existem diversas oportunidades para buscar novos cursos, presenciais ou a distância, o professor ainda encontra dificuldades de se matricular ou finalizar uma escolha de curso por diversos fatores, por exemplo, a falta de tempo, o deslocamento entre a residência e o trabalho e a desvalorização da profissão. Conforme as regiões ficam mais afastadas das capitais, geograficamente, as oportunidades ficam mais reduzidas. Então, a busca de desenvolver um trabalho no interior do Estado do Rio de Janeiro, em Itaperuna e Porciúncula, que ficam aproximadamente a 320 km da capital, tem uma importância para compreender as práticas e perfis dos professores de física nas escolas públicas destas regiões. Isto foi possível através das entrevistas com os professores de física (não foram todos). Cada entrevistado respondeu um questionário envolvendo a sua formação docente, suas atividades e a importância da capacitação. Com estas informações adquiridas, pode-se realizar um diagnóstico sobre estes entrevistados e, num futuro, servir de base para futuras pesquisas nas regiões de Itaperuna e Porciúncula. Esta pesquisa mostra alguns fatores importantes, por exemplo, 38% dos entrevistados possuem licenciatura em física e 50% não sabem se terão oportunidades de fazer mestrado ou doutorado. Estas e outras informações serão mostradas durante o texto com mais detalhes.