O papel da sala de atendimento educacional especializado na inclusão de alunos com necessidades especiais
um estudo de caso
Palavras-chave:
Educação especial, Atendimento especializado, Sala de AEEResumo
Este estudo tem como objetivo compreender o papel da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) na inclusão dos alunos com necessidades especiais de um colégio estadual, em Itaperuna, no estado do Rio de Janeiro. Os objetivos versaram sobre a compreensão da relevância da Sala de AEE, bem como da sua estrutura física, seu funcionamento e seus recursos pedagógicos. O método utilizado foi o descritivo. Os sujeitos da pesquisa foram a professora de AEE e os professores regulares dos alunos com deficiência diagnosticada. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, além do questionário semiestruturado, documentos disponibilizados pela instituição de ensino. Concluiu-se que o Atendimento Educacional Especializado, em rede regular de ensino, causa mudanças significativas no aprendizado dos alunos com deficiência, além de promover a socialização e a igualdade entre todos.