Literatura e história

o cinema como ferramenta pedagógica

Autores

  • Ana Lúcia Lima da Costa Schmidt Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
  • Anna Carolina Monteiro Barbosa Colégio Estadual Deodato Linhares

Palavras-chave:

Cinema, Literatura, Ferramenta pedagógica

Resumo

Um estudo dirigido, utilizando o cinema como ferramenta pedagógica para trabalhar disciplinas como literatura e história, favorece de sobremaneira a compreensão das disciplinas numa vertente intersemiótica. Nesse sentido, é preciso agregar à análise, tanto de uma arte quanto de outra, a contribuição e a relação que o contexto histórico e os conhecimentos historiográficos proporcionam na produção e recepção da obra, acreditando que é na sua produção cultural que um povo se reconhece e, se reconhecendo, pode se transformar. Esta pesquisa objetiva a utilização do cinema como ferramenta pedagógica para o entendimento da literatura e da história em seu sentido mais abrangente. Com isso, o aluno passa a compreender com mais clareza os conteúdos transmitidos através da utilização de filmes ou curta metragens, não somente nas aulas de literatura e história, como também nas demais disciplinas, incentivando assim o gosto pela leitura, já que poderá comparar a leitura mais rebuscada de um livro com um filme, retratando o conteúdo de uma forma mais lúdica

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

LIMA DA COSTA SCHMIDT, A. L. .; MONTEIRO BARBOSA, A. C. . Literatura e história: o cinema como ferramenta pedagógica. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 3, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1297. Acesso em: 18 jul. 2024.