Literatura e história
o cinema como ferramenta pedagógica
Palavras-chave:
Cinema, Literatura, Ferramenta pedagógicaResumo
Um estudo dirigido, utilizando o cinema como ferramenta pedagógica para trabalhar disciplinas como literatura e história, favorece de sobremaneira a compreensão das disciplinas numa vertente intersemiótica. Nesse sentido, é preciso agregar à análise, tanto de uma arte quanto de outra, a contribuição e a relação que o contexto histórico e os conhecimentos historiográficos proporcionam na produção e recepção da obra, acreditando que é na sua produção cultural que um povo se reconhece e, se reconhecendo, pode se transformar. Esta pesquisa objetiva a utilização do cinema como ferramenta pedagógica para o entendimento da literatura e da história em seu sentido mais abrangente. Com isso, o aluno passa a compreender com mais clareza os conteúdos transmitidos através da utilização de filmes ou curta metragens, não somente nas aulas de literatura e história, como também nas demais disciplinas, incentivando assim o gosto pela leitura, já que poderá comparar a leitura mais rebuscada de um livro com um filme, retratando o conteúdo de uma forma mais lúdica