Já parou para pensar o que você tem colocado na boca
análise do conscientizador discurso publicitário presente no vídeo “#paredechupar"
Palavras-chave:
Discurso, Propaganda, Responsabilidade socioambientalResumo
Partindo das atuais discussões desenvolvidas, no cenário mundial, sobre a grande importância da conscientização de uso e descarte correto dos canudos plásticos, o presente trabalho, tendo como corpus de análise o vídeo publicitário “#paredechupar”, tematiza a concepção do discurso em textos de comunicação. Dessa forma, objetiva-se analisar o discurso publicitário presente no objeto deste estudo, a partir das categorias de análise que definem um gênero do discurso, nesse caso, a campanha publicitária. Para tanto, aplicam-se, como método, categorias de análise baseadas nos pressupostos de Maingueneau (2008), como os critérios que caracterizam o êxito da atividade comunicativa bem-sucedida. Dentre os resultados, observou-se que, diante do possível desinteresse das pessoas em acessar conteúdos sobre responsabilidade socioambiental, a propaganda recorre a recursos discursivos para captação do interlocutor, posterior quebra da expectativa e, por fim, implica a conscientização acerca dos impactos promovidos pelo uso excessivo e descarte inadequado de canudos plásticos no meio ambiente.