Analise geoambiental da Laguna de Iriry no município de Rio das Ostras - RJ como instrumento de apoio para gestão da unidade de conservação

Autores

  • Vinícius Dos Santos Reis IFFluminense Campus Campos Centro
  • Mayra Barros da Silva IFFluminense Campus Campos Centro
  • Leidiana Alonso Alves Universidade Federal Fluminense - Praia Vermelha, IFFluminense Campus Campos Centro
  • José Maria Ribeiro Miro IFFluminense Campus Campos Centro

Palavras-chave:

Lagoa, Análise Ambiental, Qualidade Ambiental de Corpos Hídricos

Resumo

A pesquisa tem por objetivo realizar uma caracterização geoambiental da laguna de Iriry, localizada no município de Rio das Ostras – RJ, na região da Baixada Litorânea, regionalmente conhecida como Lagoa Doce, Lagoa Iodada ou Lagoa da Coca-Cola. A indústria de Petróleo e Gás, vista como um dos principais causadores do crescimento econômico, forma um cenário de causa e consequência resultantes de impactos ambientais na região, principalmente, ocasionados pela dilatação das cidades litorâneas. Neste contexto, a análise geoambiental da laguna torna-se fundamental para o controle dos agentes transformadores e suas possíveis soluções. Os dados obtidos e analisados têm o intuito de apontar diretrizes que irão auxiliar no planejamento da área, a fim de apoiar o gerenciamento da APA e a preservação da laguna. Para subsidiar essa proposta, foram sistematizados os dados e as características dos elementos dispostos na paisagem através do Método de Análise Ambiental. Os resultados obtidos permitiram verificar as boas condições ambientais do corpo hídrico e a recomendação para pesca e lazer. Conclui-se que sua Faixa Marginal de Proteção está em bom estado de conservação e que o sistema lacustre encontra-se preservado, apesar de possuir trechos parcialmente urbanizados.

Biografia do Autor

Vinícius Dos Santos Reis, IFFluminense Campus Campos Centro

Licenciando em Geografia

Mayra Barros da Silva, IFFluminense Campus Campos Centro

Licencianda em Geografia

Leidiana Alonso Alves, Universidade Federal Fluminense - Praia Vermelha, IFFluminense Campus Campos Centro

Mestranda em Geografia / Universidade Federal Fluminense - Praia Vermelha

Pós-graduanda em Educação Ambiental / IFFluminense Campus Campos Centro

José Maria Ribeiro Miro, IFFluminense Campus Campos Centro

Professor do Departamento de Geografia / IFFluminense Campus Campos Centro

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

SANTOS REIS, V. D.; BARROS DA SILVA, M.; ALONSO ALVES, L.; RIBEIRO MIRO, J. M. Analise geoambiental da Laguna de Iriry no município de Rio das Ostras - RJ como instrumento de apoio para gestão da unidade de conservação. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 3, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1289. Acesso em: 26 abr. 2024.