Análise do rendimento térmico de uma bancada didática de ar-condicionado do Laboratório de Refrigeração do Instituto Federal Fluminense - Campus Itaperuna

Autores

  • Juvenil Nunes de Oliveira Júnior Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Thaynara Ramos de Andrade Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Sara Moreti Malaquias Silveira Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Rafael Piermattei Benedito Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Thiago Botelho Rocha Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Palavras-chave:

Evaporador, Capacidade térmica, Refrigeração

Resumo

A climatização de ambientes residenciais vem crescendo ao longo dos últimos anos, mesmo o pais enfrentando uma crise econômica. Com isso, avaliar se uma instalação de ar condicionado está operando de acordo com o esperado é extremamente importante. Desta forma, este trabalho possui a finalidade de determinar o rendimento térmico da bancada didática de ar condicionado existente no Laboratório de Refrigeração. Para calcular o rendimento térmico de um aparelho de ar condicionado é necessário multiplicar o valor da massa de ar recirculado no evaporador pela variação da entalpia que entra e sai do evaporador. Os instrumentos utilizados neste estudo foram: anemômetro digital, psicrômetro digital e trena, além da bancada didática que possui um aparelho de ar condicionado do tipo janela com capacidade térmica nominal de 7.500Btu/h informado pelo fabricante. Os resultados mostraram que a massa de ar recirculada foi de 580kg/h e a variação da entalpia foi de 3,1kcal/kg, obtendo uma capacidade térmica real de 1.798kcal/h, transformando para Btu/h obtém-se o valor de 7.135Btu/h. Assim, verificou-se que o rendimento térmico do aparelho de ar condicionado da bancada didática ficou aproximadamente 5% menor que o valor informado pelo fabricante. Essa variação demonstra que a instalação feita está correta e oferecerá uma refrigeração muito próxima do valor nominal. Além disso, as condições ambientais no dia do teste podem ser diferentes das utilizadas nos testes do fabricante e ainda por se tratar de um aparelho instalado em uma bancada e não em um ambiente real pode ter causado esta pequena diferença.

Biografia do Autor

Juvenil Nunes de Oliveira Júnior, Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Docente do Instituto Federal Fluminense Itaperuna - RJ

Thaynara Ramos de Andrade, Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Cursando Técnico em Mecânica no IFFluminense Itaperuna – RJ

Sara Moreti Malaquias Silveira, Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Cursando Técnico em Mecânica no IFFluminense Itaperuna – RJ

Rafael Piermattei Benedito, Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Cursando Técnico em Mecânica no IFFluminense Itaperuna – RJ

Thiago Botelho Rocha, Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Cursando Técnico em Mecânica no IFFluminense Itaperuna – RJ

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

NUNES DE OLIVEIRA JÚNIOR, J.; RAMOS DE ANDRADE, T.; MORETI MALAQUIAS SILVEIRA, S.; PIERMATTEI BENEDITO, R.; BOTELHO ROCHA, T. Análise do rendimento térmico de uma bancada didática de ar-condicionado do Laboratório de Refrigeração do Instituto Federal Fluminense - Campus Itaperuna. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 3, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1283. Acesso em: 29 mar. 2024.