A tour through the British Culture
uma proposta de sequência didática para trabalho com infográficos
Palavras-chave:
Cultura Inglesa, Aula de Inglês, Sequência Didática, Multimodalidade, InfografiaResumo
Este estudo tematiza a infografia nas aulas de língua estrangeira (LE). Seu objetivo é sugerir uma sequência didática (SD) para o trabalho com infográficos nas aulas de inglês. Especificamente, pretende-se: contextualizar o ensino de língua inglesa e suas especificidades para o cotidiano escolar atual; em seguida, abordar a importância do ensino de cultura inglesa nas aulas de LE; e, por fim, demonstrar como o uso da infografia possibilita o ensino através de textos, especificamente multimodais, tendo como temática o estudo sobre cultura. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, sendo que, em sua etapa final, recorre ao método de elaboração de SD proposto por Schneuwly e Dolz (2004), reafirmado por Marcuschi (2008). Como resultados, apresentou-se uma proposição de SD. Conclui-se, em suma, que a aprendizagem em LE pode ir além de questões exclusivamente metalinguísticas para se trabalhar aspectos culturais, mediante o uso multimodal de textos.