A tour through the British Culture

uma proposta de sequência didática para trabalho com infográficos

Autores

  • Poliana De Souza Oliveira Castro Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
  • Adriene Ferreira de Mello Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)
  • Joane Marieli Pereira Caetano Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFJS)
  • Carlos Henrique Medeiros de Souza Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)

Palavras-chave:

Cultura Inglesa, Aula de Inglês, Sequência Didática, Multimodalidade, Infografia

Resumo

Este estudo tematiza a infografia nas aulas de língua estrangeira (LE). Seu objetivo é sugerir uma sequência didática (SD) para o trabalho com infográficos nas aulas de inglês. Especificamente, pretende-se: contextualizar o ensino de língua inglesa e suas especificidades para o cotidiano escolar atual; em seguida, abordar a importância do ensino de cultura inglesa nas aulas de LE; e, por fim, demonstrar como o uso da infografia possibilita o ensino através de textos, especificamente multimodais, tendo como temática o estudo sobre cultura. Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, sendo que, em sua etapa final, recorre ao método de elaboração de SD proposto por Schneuwly e Dolz (2004), reafirmado por Marcuschi (2008). Como resultados, apresentou-se uma proposição de SD. Conclui-se, em suma, que a aprendizagem em LE pode ir além de questões exclusivamente metalinguísticas para se trabalhar aspectos culturais, mediante o uso multimodal de textos.

Biografia do Autor

Poliana De Souza Oliveira Castro, Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)

Licencianda em Letras/Inglês, pelo Centro Universitário São José de Itaperuna (UniFSJ). Acadêmica participante do Núcleo de Estudos sobre Metodologias do Ensino de Línguas (NEMEL-UNIFSJ).

Adriene Ferreira de Mello, Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)

Licencianda em Letras/Português, pelo UniFSJ. Acadêmica participante do NEMEL-UNIFSJ.

Joane Marieli Pereira Caetano, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFJS)

Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Especialista e Graduada em Letras, pelo UniFSJ. Coordenadora do NEMEL-UNIFSJ.

Carlos Henrique Medeiros de Souza, Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ)

Doutor em Comunicação e Cultura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação, Especialista em Gerência de Informática e Especialista em Produção de Software, pela Universidade Federal de Juiz de Juiz de Fora (UFJF). Professor Colaborador do NEMEL-UNIFSJ.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

SOUZA OLIVEIRA CASTRO, P. D.; FERREIRA DE MELLO, A.; PEREIRA CAETANO, J. M.; MEDEIROS DE SOUZA, C. H. A tour through the British Culture: uma proposta de sequência didática para trabalho com infográficos. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 3, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1275. Acesso em: 28 mar. 2024.