A Química na Copa do Mundo
um projeto a favor da educação
Palavras-chave:
Feira Escolar, Futebol, AprendizagemResumo
O sistema educacional brasileiro apresenta diversos problemas que variam desde sua infraestrutura até a qualidade em que é oferecido. Neste contexto, entre as Ciências, a Química encontra destaque devido a sua presença no cotidiano das pessoas, porém, muitos alunos questionam sua abordagem em sala de aula. A Química pode ser melhor compreendida desde que seja contextualizada e apresentada de forma interessante, estimulando a curiosidade e o interesse dos alunos. Para tanto, cabe ao professor implementar atividades mais dinâmicas, como por exemplo Jogos, Vídeos, Feiras Escolares, entre outros. Para tanto, o professor deve buscar novas competências e um repensar constante da sua prática docente. Este projeto teve o objetivo de realizar uma Feira de Ciências abordando conteúdos de Química inseridos no contexto da Copa do Mundo, desenvolvendo o ensino e aprendizagem. A escolha do tema justificou-se pela relevância do evento e pelo grande interesse da maioria dos alunos pelo futebol. Este projeto foi desenvolvido num período de três meses, antecedendo a Copa, com participação de três turmas do primeiro módulo do curso Técnico de Química. Todos participaram da pesquisa bibliográfica e confecção da Feira, abordando a Química nos vários contextos da Copa (confecção da bola, chuteiras, fogos de artifícios, taça, entre outros). Os resultados foram muito positivos, obtidos por meio de questionários após apresentação da Feira e analisados de forma Quantitativa. Sendo possível concluir que a Feira de Ciências é uma boa alternativa para incentivar e estimular os estudantes em busca do conhecimento, proporcionando o desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem.