A função social da escola no estudo de gênero e raça no Século XXI
Palavras-chave:
Cidadadania, Escola, GêneroResumo
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa realizada para uma disciplina do INFES/Pádua denominada “Teoria de Gênero e Masculinidade” no ano de 2016 e tem como objetivo apresentar a importância dos debates sobre “Gênero” em nossas escolas no contexto atual. Atualmente, os temas envolvendo a teoria de Gênero tem sido corriqueiro nos programas de televisão, sites da internet, debates relacionados a programas de televisão e em contrapartida vem ganhando um grande espaço no Sistema Educacional Brasileiro sendo o teor dos assuntos questionados pelas famílias, instituições religiosas e corpo escolar. Usou-se durante o período disponível de pesquisas algumas comparações entre as bibliografias selecionadas no trabalho e os questionamentos práticos relacionados aos discentes com questionários fornecidos pelo professor. A metodologia de estudo utilizada consistiu em discussões teóricas de caráter bibliográfico sobre a teoria de gênero e de um questionário para confrontar a teoria dos livros escritos por ALMEIDA (2000), BUTLER (2003), LOURO (1997), PARKER (1991), SCAVONE (2008), dentre outros. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que adquirimos parâmetros mínimos para integrar os novos dados ao ambiente educacional no Noroeste Fluminense, observando como é complexo os debates que envolvem o tema “Gênero” nas escolas, devido a carga cultural recebida pelas famílias e instituições religiosas, mas que são de elevado mérito para o engrandecimento do processo de ensino-aprendizagem dos futuros cidadãos brasileiros.