A aplicação de sequência didática no processo de aprendizagem textual mediada pelo suporte teórico
Palavras-chave:
Ensino de Redação, Sequência Didática, TecnologiaResumo
Este trabalho tematiza as possibilidades de contribuição das transformações tecnológicas no processo de aprendizagem, dado metodologicamente a partir de sequência didática, durante a produção textual, em específico, nas atividades de (re)escrita, com fins de aperfeiçoamento do texto. Objetiva-se a verificação da influência da Sequência Didática, viabilizada por meio tecnológico, visando à proficiência dos textos dos alunos em uma situação bem particular: a redação requisitada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Realiza-se uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e sucedida de estudo de caso. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN. BRASIL, 1997), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM. BRASIL, 2006) e autores como Signorin (2006) e Antunes (2007; 2010), dentre outros, serviram como suporte teórico desta pesquisa.