A aplicação de sequência didática no processo de aprendizagem textual mediada pelo suporte teórico

Autores

  • Carla Aparecida Gonçalves Centro Universitário São José de Itaperuna
  • Joane Marieli Caetano Centro Universitário São José de Itaperuna e Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Palavras-chave:

Ensino de Redação, Sequência Didática, Tecnologia

Resumo

Este trabalho tematiza as possibilidades de contribuição das transformações tecnológicas no processo de aprendizagem, dado metodologicamente a partir de sequência didática, durante a produção textual, em específico, nas atividades de (re)escrita, com fins de aperfeiçoamento do texto. Objetiva-se a verificação da influência da Sequência Didática, viabilizada por meio tecnológico, visando à proficiência dos textos dos alunos em uma situação bem particular: a redação requisitada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Realiza-se uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e sucedida de estudo de caso. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN. BRASIL, 1997), Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM. BRASIL, 2006) e autores como Signorin (2006) e Antunes (2007; 2010), dentre outros, serviram como suporte teórico desta pesquisa.

Biografia do Autor

Carla Aparecida Gonçalves, Centro Universitário São José de Itaperuna

Estudante do Curso de Letras do Laboratório de Linguística do Centro Universitário São José de Itaperuna

Joane Marieli Caetano, Centro Universitário São José de Itaperuna e Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Mestra em Cognição e Linguagem (UENF). Professora do Curso de Letras do Centro Universitário São José de Itaperuna. Professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna. Orientadora da pesquisa.

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

GONÇALVES, C. A.; CAETANO, J. M. A aplicação de sequência didática no processo de aprendizagem textual mediada pelo suporte teórico. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 2, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1234. Acesso em: 19 maio. 2024.