Escola e histórias infantis afro

Autores

  • Márcia Aparecida De Souza Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Histórias Infantis Afro, Escola, Identidade

Resumo

Esta comunicação tem como propósito discutir o tema da construção de identidade da criança negra, por meio de um cuidadoso olhar para as literaturas infantis que permeiam o dia a dia da escola. Atuais histórias infantis, diferente do que acontecia em um passado bem próximo, têm explorado a estética negra de forma afirmativa apresentando narrativas com personagens/protagonistas negros e negras, o que favorece a auto identificação positiva dos alunos negros principalmente da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Algumas obras literárias infantis lançadas mais recentemente, se bem exploradas em sala de aula, podem contribuir para reverter o quadro negativo que por vezes é apresentado em relação identidade negra. Essa forma negativa como os negros são apresentados nos livros influencia a convivência social, as relações que se estabelecem no cotidiano escolar e a formação do cidadão. Situações de discriminação e imagens estereotipias diretamente relacionadas às características dos negros influenciam as subjetividades e afetam muito as crianças negras. Esse estudo reflete sobre essas questões e observa a possibilidade de a escola contribuir de maneira efetiva através de apropriada literatura infantil para a formação da identidade das crianças negras.

Biografia do Autor

Márcia Aparecida De Souza, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

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Publicado

2022-06-23

Como Citar

SOUZA, M. A. D. Escola e histórias infantis afro . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 2, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1233. Acesso em: 19 maio. 2024.