Escola e histórias infantis afro
Palavras-chave:
Histórias Infantis Afro, Escola, IdentidadeResumo
Esta comunicação tem como propósito discutir o tema da construção de identidade da criança negra, por meio de um cuidadoso olhar para as literaturas infantis que permeiam o dia a dia da escola. Atuais histórias infantis, diferente do que acontecia em um passado bem próximo, têm explorado a estética negra de forma afirmativa apresentando narrativas com personagens/protagonistas negros e negras, o que favorece a auto identificação positiva dos alunos negros principalmente da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Algumas obras literárias infantis lançadas mais recentemente, se bem exploradas em sala de aula, podem contribuir para reverter o quadro negativo que por vezes é apresentado em relação identidade negra. Essa forma negativa como os negros são apresentados nos livros influencia a convivência social, as relações que se estabelecem no cotidiano escolar e a formação do cidadão. Situações de discriminação e imagens estereotipias diretamente relacionadas às características dos negros influenciam as subjetividades e afetam muito as crianças negras. Esse estudo reflete sobre essas questões e observa a possibilidade de a escola contribuir de maneira efetiva através de apropriada literatura infantil para a formação da identidade das crianças negras.