Relato de experiência
a semiótica no 3º ano do curso técnico em eletrotécnica integrado ao ensino médio
Palavras-chave:
Desenvolvimento Argumentativo, Produção Textual, SemióticaResumo
Este estudo buscou verificar o desenvolvimento argumentativo de alunos do 3º ano do curso técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna, recorrendo à aplicação da teoria semiótica de Pierce (2015), mais especificamente na Teoria da Iconicidade Verbal (TIV) (SIMÕES, 2009), no processo de avaliação textual. Elaborou-se uma sequência didática, baseada em Marcuschi (2008). No texto aqui tecido, discorre-se sobre o perfil discente e o seu desenvolvimento no decorrer do estudo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica descritiva quali-quantitativa e um estudo de caso, no qual se aplicou uma nova metodologia no processo da produção textual, embasada em Passarelli (2012), Costa Val (2009), Peirce (2015) e Simões (2009). Concluiu-se que o desenvolvimento de ações específicas como o debate, a escrita em etapas e o estudo de áreas específicas do tema em uma sequência didática podem contribuir para a melhora da qualidade de produções textuais.