Implantação de um plano de gerenciamento de resíduos químicos no laboratório de química do Instituto Federa Fluminense campus Itaperuna

Autores

  • Amanda Marques Alves Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • João Pedro Teixeira Ferreira Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Sarah Muniz Ribeiro Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Victor Garuba Paulo Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Anders Teixeira Gomes Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Palavras-chave:

Planejamento, Estratégico, Situacional, Resíduos

Resumo

A ausência de um gerenciamento dos resíduos dentro das instituições pode resultar em gastos excedentes com materiais e reagentes. A falta de conhecimento sobre o tema pode acarretar danos ao meio ambiente devido a natureza química dos resíduos. Na maioria das vezes os laboratórios não apresentam um plano para o gerenciamento dos resíduos que são descartados de maneira inapropriada, geralmente, na própria pia sem tratamento prévio. Daí a necessidade de uma organização sistemática em relação aos resíduos, que é um conjunto de práticas estabelecidas pelos próprios laboratórios junto aos seus integrantes com a finalidade de propor estratégias para o correto descarte, evitando, assim, diversos tipos de problemas. O objetivo desta pesquisa foi implantar um plano para o gerenciamento de resíduos para os laboratórios de química do Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna-RJ. O primeiro passo para a resolução de um problema dessa natureza é o levantamento do conjunto de informações necessárias para situar a gestão dos resíduos. Deve ser questionado: quais são as principais categorias de resíduos, sua quantidade, bem como o seu descarte. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o planejamento estratégico situacional (PES) proposta por Carlos Maltus, que consiste em quatro momentos: (1) explicativo, (2) normativo, (3) estratégico e (4) tático-operacional, que são utilizados para priorizar um determinado problema e sua resolução a curto, médio e longo prazo. Inicialmente foi realizada uma reunião (ou oficina) com os atores envolvidos aos laboratórios do Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna-RJ, sendo quatro alunos, um professor, uma técnica de laboratório, uma assistente de laboratório e uma bolsista de apoio tecnológico. Foram levantados oito problemas e foi possível identificar e priorizar um deles: a destinação final dos resíduos. Os próximos momentos da pesquisa serão realizados posteriormente e, ao final, almeja-se a estruturação de um plano para o gerenciamento dos resíduos.

Biografia do Autor

Amanda Marques Alves, Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Discente do Curso de Técnico em Química do Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna-RJ

João Pedro Teixeira Ferreira, Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Discente do Curso de Técnico em Química do Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna-RJ

Sarah Muniz Ribeiro, Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Discente do Curso de Técnico em Química do Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna-RJ

Victor Garuba Paulo, Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Discente do Curso de Técnico em Química do Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna-RJ

Anders Teixeira Gomes, Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna

Professor Mestre do Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna-RJ

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

MARQUES ALVES, A.; TEIXEIRA FERREIRA, J. P.; MUNIZ RIBEIRO, S.; GARUBA PAULO, V.; TEIXEIRA GOMES, A. Implantação de um plano de gerenciamento de resíduos químicos no laboratório de química do Instituto Federa Fluminense campus Itaperuna . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 2, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1213. Acesso em: 19 maio. 2024.