Marketing infantil

a publicidade alimentícia e a obesidade infantil

Autores

  • Luiza Rodrigues Oliveira Instituto Federal Fluminense
  • Raphael De Mello Veloso Instituto Federal Fluminense
  • Luiz Cláudio Tavares da Silva Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Publicidade Infantil, Obesidade, Regulamentação

Resumo

A obesidade infantil é um problema de saúde pública cujos índices vêm aumentando ao longo dos anos. Muito disso se deve à publicidade de alimentos. É claro que a culpa também é partilhada com os pais, porém seria injusto atribuir essa responsabilidade totalmente a eles, uma vez que seus filhos, altamente influenciados pelas propagandas, insistem em pedir os produtos apresentados e os pais acabam atendendo a esses pedidos para evitar discussões. A criança, ainda em formação, não é capaz de discernir aquilo que é real e aquilo que é imaginário na propaganda, enxergando tão, e somente, aquilo que lhes é passado diretamente. Vivemos em uma sociedade consumista, e as crianças, como integrantes dessa sociedade, são incentivadas, desde cedo, por diversos meios de comunicação a fazerem parte dessa cultura do consumo. Empresas e indústrias se aproveitam para fazer uma relação entre entretenimento e alimentação, eatertainment, levando a criança a enxergar o consumo de determinado produto não apenas como o simples ato de nutrição, mas como diversão. Dessa forma, a organização está tentando atrair e fidelizar clientes: primeiro as crianças, em seguida os pais, e por fim, no futuro os adultos que essas crianças se tornaram. O trabalho tem como tema a publicidade alimentícia e a obesidade infantil. O problema abordado será: “Quais são os limites legais das propagandas de produtos alimentícios destinados a crianças?”. Através de uma revisão bibliográfica, busca-se alcançar o objetivo de identificar normas referentes à publicidade voltada às crianças e encontrar as técnicas mercadológicas mais utilizadas para atrair e fidelizar crianças a produtos alimentícios.

Biografia do Autor

Luiza Rodrigues Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Estudante do Curso Técnico em Administração do Instituto Federal Fluminense

Raphael De Mello Veloso, Instituto Federal Fluminense

Professor do Instituto Federal Fluminense

Luiz Cláudio Tavares da Silva, Instituto Federal Fluminense

Professor do Instituto Federal Fluminense

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Publicado

2022-06-23

Como Citar

RODRIGUES OLIVEIRA, L.; MELLO VELOSO, R. D.; TAVARES DA SILVA, L. C. Marketing infantil: a publicidade alimentícia e a obesidade infantil. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 2, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1208. Acesso em: 19 maio. 2024.