Sustentabilidade e conscientização ambiental

a educação de jovens e adultos no cenário do desenvolvimento eco sustentável

Autores

  • Bruno Cruz de Souza Instituto Federal Fluminense
  • Paulo César Encarnação Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Educação ambiental, Itaperuna/RJ, Rio Muriaé, ODS, VERAH

Resumo

A insustentabilidade do planeta, diante da escassez das reservas naturais, vem despertando mobilizações sobre a preservação e conscientização ambiental. Existe, de fato, a necessidade de uma tomada de decisão da comunidade internacional quanto à orientação do processo educativo normal para torná-lo sensível à problemática ecológica como veículo de luta, que necessita se intensificar para a salvação coletiva. A ética global para se chegar ao desenvolvimento sustentável com a eliminação e/ou minimização da fome, do desemprego e das iniquidades sociais cuja essência está no Relatório de Brundtland e que começarem a surgir durante a Eco 92 fica em evidência diante do crescimento populacional mundial com uma estimativa de 9 bilhões de habitantes no planeta, o que demandará uma maior produção e consumo de água e alimentos. A ONU e a UNESCO estão empenhadas nas lutas pela manutenção da vida do planeta Terra e de sua conservação para as presentes e futuras gerações. Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ações de mudanças para um mundo melhor e constantes na Agenda 2030 desses órgãos mundiais, serão alcançados através de uma educação continuada e ao longo da vida, o que pode capacitar o indivíduo a ser um multiplicador de ações para a Educação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável. Assim, o presente trabalho, objetiva analisar as oportunidades de apresentar os ODS aos jovens e adultos do município de Itaperuna, observando a realidade sobre a questão dos recursos hídricos que envolve o Rio Muriaé na cidade, assim como a gestão municipal sobre os resíduos sólidos. Por fim, será apresentada a proposta de aplicação de um estudo de caso em Educação Ambiental utilizando o método de avaliação e educação ambiental VERAH, sigla que define as áreas ambientais de estudo (V-vegetação; E-erosão; R-resíduos; A-água; H-habitação).

Biografia do Autor

Bruno Cruz de Souza, Instituto Federal Fluminense

Estudante do Curso de Eletrotécnica do Instituto Federal Fluminense, Campus Itaperuna

Paulo César Encarnação, Instituto Federal Fluminense

Bibliotecário do Instituto Federal Fluminense, Campus Itaperuna

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Publicado

2022-06-23

Como Citar

CRUZ DE SOUZA, B.; ENCARNAÇÃO, P. C. Sustentabilidade e conscientização ambiental: a educação de jovens e adultos no cenário do desenvolvimento eco sustentável . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 2, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1195. Acesso em: 19 maio. 2024.