Uma experiência prática para demonstração da importância da identificação de casos de teste por categorias

Autores

  • Aline Gonçalves Foligno Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
  • Michelle Maria Freitas Neto Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
  • Fernanda Ferreira da Silva Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
  • Ingrid Barros Novaes Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna
  • Layanne Rayssa Ferreira Fagundes Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Palavras-chave:

Usabilidade, Funcionalidade, Configuração, Defeitos, Qualidade de software

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência em um ambiente de testes com o público-alvo, para um jogo que simula um bingo para entretenimento de idosos, demonstrando a importância de usar as categorias de teste. Conforme descrito por Bartié (2012), agrupar testes em categorias, como usabilidade, segurança, funcionalidade e configuração, ajuda o projetista de testes a ampliar a cobertura destes e a detectar melhor os defeitos. Da mesma forma, Pressman (2011) descreve que, ao se fazer um software específico para um cliente, testes de aceitação são realizados para validação dos requisitos sendo conduzidos pelo usuário final. Considerando esse cenário e visando à integração entre ensino e extensão, bem como a aplicação prática de conceitos relativos à qualidade de software, especificamente a testes de software, foi realizada uma visita ao Campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense (IFF) para observação do uso do Bingo por parte de um grupo de adultos/idosos atendidos pelo projeto de Extensão “Vitalidade”. A visita ocorreu pela disciplina Qualidade de Software, do curso de Sistemas de Informação, de forma integrada ao projeto de extensão “Elo – Estimulando Links de Oportunidades: uma rede social de colaboração em favor do desenvolvimento local” vinculado ao Campus Itaperuna do IFF. Após a instalação do jogo e sua utilização, foi realizada uma análise dos problemas detectados, que, em grande parte, foram relativos à usabilidade, como a exibição de imagens de forma pouco nítida e o tamanho inadequado de algumas mensagens. Percebeu-se não só a importância da execução prévia dos testes funcionais, mas também a relevância dos testes de configuração quando é observado o comportamento do sistema em ambientes diferentes do qual foi concebido. Ao final da experiência, foi possível concluir a importância da organização dos testes por categorias para que haja uma maior cobertura dos testes sob diferentes aspectos que vão além dos testes funcionais.

Biografia do Autor

Aline Gonçalves Foligno, Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Estudante do Curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Michelle Maria Freitas Neto, Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Professora do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Fernanda Ferreira da Silva, Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Estudante do Curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Ingrid Barros Novaes, Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Estudante do Curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Layanne Rayssa Ferreira Fagundes, Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Estudantes do Curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna

Downloads

Publicado

2022-06-23

Como Citar

GONÇALVES FOLIGNO, A. .; FREITAS NETO, M. M. .; FERREIRA DA SILVA, F. .; BARROS NOVAES, I. .; FERREIRA FAGUNDES, . L. R. . Uma experiência prática para demonstração da importância da identificação de casos de teste por categorias . Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 2, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1187. Acesso em: 19 maio. 2024.