IFFeedback
um sistema de apoio ao processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira
Palavras-chave:
Qualidade de software, Sistemas de informação, TestesResumo
Este trabalho apresenta a ferramenta IFFeedback, um sistema para apoiar as aulas de língua estrangeira como resultado da aplicação prática realizada na disciplina de Qualidade de Software, vinculada ao curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal Fluminense Campus Itaperuna. Trata-se de uma ferramenta online para gerenciamento de atividades cadastradas por professores, por meio de perguntas objetivas e seus respectivos gabaritos, além de questões discursivas (diálogos). O professor também pode incluir áudios para apoiar a aprendizagem de atividades de escuta. O aluno cadastrado responde às atividades e envia as respostas ao professor, que pode incluir comentários para as perguntas discursivas e enviar a correção para o aluno de forma automática, dando a ele um feedback da atividade realizada. Durante o período em que a disciplina foi ofertada, a ferramenta foi desenvolvida considerando a importância da aplicação dos conceitos de qualidade de software. Inicialmente foi realizada entrevista com o cliente para levantamento e especificação dos requisitos. Em seguida, os requisitos foram validados por meio de apresentação de um protótipo. Artefatos foram criados, como o documento de requisitos, a descrição de Casos de Uso, o Plano de Testes, além da especificação de Casos de Teste em uma ferramenta de gerenciamento e a execução de testes automatizados. Também foram feitas atividades de revisão dos artefatos e do sistema, que provocaram debate sobre a importância das revisões técnicas formais e inspeções de código. Ao término da disciplina, a ferramenta IFFeedback foi apresentada ao cliente para aprovação. Como ponto positivo, destaca-se a entrega do produto com funcionalidades que atenderam às expectativas do cliente. Por outro lado, foi percebida a necessidade de maior gerenciamento entre os membros da equipe para melhor distribuição das tarefas. Futuramente sugere-se incluir na ferramenta a possibilidade de cadastrar perguntas discursivas em formato distinto de diálogo e realizar testes do sistema em uma aula ministrada no Instituto Federal Fluminense.