Voleibol
várias mãos e um só coração
Palavras-chave:
Esporte, Ensino, VoleibolResumo
Sabe-se que a prática esportiva leva o aluno a um melhor convívio social, respeito às diferenças e desenvolvimento de habilidades em equipe (SOUZA et al., 2012). O aumento do estímulo à prática de esporte na escola é um dos desafios que os professores enfrentam. Dessa forma o referido projeto busca ensinar fundamentos básicos e intermediários de voleibol propagando a sua prática e oferecendo tanto aos alunos do IFF Itaperuna quanto de escolas públicas municipais e estaduais a oportunidade de se inserirem no mundo do esporte. Muitas escolas públicas estaduais e municipais de Itaperuna não dispõem de um espaço adequado e materiais disponíveis para a prática desse esporte. Muitos alunos gostam de praticá-lo e anseiam pelo aprendizado do mesmo nas aulas de educação física, porém o espaço físico não atende a contento. Nesse sentido, esse projeto se configura como imprescindível para proporcionar a muitos alunos dessas escolas a inserção no universo do voleibol. Pode-se afirmar que a inclusão dos jovens em atividades físicas e desportivas tende a produzir no futuro adultos saudáveis, pois a tendência de se manterem ativos no futuro é grande (SOUZA et al., 2012). O projeto consiste em aulas práticas e teóricas de vôlei para alunos do IFF e de escolas públicas estaduais e municipais de Itaperuna. Estão sendo realizadas visitas nas escolas para a divulgação da proposta e as turmas já estão sendo formadas. As aulas serão de cunho prático e teórico. Após a aprendizagem dos fundamentos básicos, partiremos para uma fase mais elaborada do vôlei como a relação bloqueio-defesa, táticas avançadas de jogo e os sistemas de rotação 6x0, 4x2 e 5x1. Vale ressaltar que o projeto tem como objetivo principal promover uma atividade lúdica e recreativa a fim de inserir os alunos em uma modalidade esportiva e fazer com que sintam prazer ao realizá-la. Como bem destaca Costa (2005), a prática do voleibol de maneira muito específica leva à competitividade exacerbada e pode levar o aluno à desistência da prática do esporte, visto que nessa perspectiva a atividade já não se torna tão prazerosa.