Mediação e diálogo no ambiente da escola
Palavras-chave:
Conflito, Práticas de Mediação, Ambiente EscolarResumo
O presente trabalho versa sobre mediação e diálogo na escola, pois o ambiente escolar mostra-se como lócus privilegiado de socialização e, portanto, favorável ao desenvolvimento de conflitos, onde o diálogo cotidiano já não é capaz de solucionar. Souza e Silva (2006, s.p.) afirmam que quando isso ocorre percebe-se a necessidade de que sejam tomadas providências para que essa situação conflituosa não se torne danosa, vindo a tornar-se um ato de violência. O interesse em discutir sobre essa temática se deu pela necessidade de contribuir na criação de relações intergrupais nas escolas, com base no diálogo e no respeito, ajudando a identificar quais fatores estão gerando o conflito, e assim, caso haja interesse, implantar o processo de mediação na escola. Pois para Ortega e Rey (2002, p.153) a escola é um cenário submetido às normas sociais e jurídicas de proteção dos direitos dos educandos, e são os agentes educacionais juntamente com a escola que devem procurar meios de buscar processos de intervenção, e a mediação escolar, é uma delas. Contudo, de acordo com Morgado e Oliveira (2009, p.43) “o conflito é tomado como uma dimensão natural e inevitável da existência humana que, se for conduzido eficazmente, pode constituir uma importante experiência de desenvolvimento pessoal”. Acredita-se que a proposta apresentada, possa contribuir para a construção de hábitos de diálogo e respeito entre professores, alunos e familiares, na medida em que disponibiliza meios viáveis de realizar a mediação de conflitos como complemento da prática pedagógica e institucional, com pretensão de superar as práticas punitivas do contexto escolar. Assim, a proposta de trabalhar com o instituto de mediação dos conflitos no ambiente escolar, podem viabilizar o diálogo construtivo e a negociação de tomada de decisões, visando relações interpessoais confortáveis na convivência escolar, colocando a escola como espaço de alternativa democrática para prevenir situações de conflito.