A eletricidade e a eletrônica aliadas às ferramentas tecnológicas e ao ensino de espanhol
uma prática pedagógica integrada
Palavras-chave:
Ensino técnico integrado, Prática pedagógica, InterdisciplinaridadeResumo
Na formação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio é importante que a política de ensino seja conduzida de modo a superar a dualidade formação específica x formação geral, partindo da formação da pessoa humana orientada para a indissociabilidade das seguintes dimensões: trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Considerando essa premissa, este projeto apresenta uma proposta de prática pedagógica integrada entre quatro disciplinas do 1º ano do Curso de Eletrônica Integrado Regular (Eletricidade, Eletrônica, Espanhol e Informática) do Instituto Federal Fluminense do Campus Campos Guarus, por meio de uma atividade em grupo que relacionará temáticas específicas da formação técnica-profissionalizante aos conhecimentos linguísticos e tecnológicos, cujo objetivo é colocar as atividades de ensino-aprendizagem voltadas para o real interesse e/ou necessidade do aluno. Durante o segundo semestre letivo/2017, esses alunos irão aprofundar os conceitos básicos de Eletricidade e Eletrônica, preparando vídeo-aulas e tutoriais legendados em Espanhol, utilizando ferramentas tecnológicas. Espera-se que os alunos, ao final da atividade, além de adquirir e pôr em prática conhecimentos específicos, percebam que passaram por um processo interdisciplinar de formação integrada enriquecedor para a sua formação profissional e humana.