Uma experiência de aprendizagem baseada em projetos no curso superior de sistemas de informação
Palavras-chave:
Projetos, Sistemas de Informação, Banco de DadosResumo
Esse trabalho descreve uma experiência interdisciplinar realizada no componente curricular Administração de Banco de Dados do curso superior em Sistemas de Informação do Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna. Durante a disciplina foi desenvolvido um projeto para que os alunos aplicassem os conceitos e técnicas previstos na ementa de forma prática. Foi realizada uma parceria com o projeto de extensão do campus “Conhecendo a história da flora brasileira através das novas tecnologias” e os alunos foram desafiados a implementarem um jogo didático para identificação de espécies vegetais nativas do Brasil. Foram realizadas entrevistas com o cliente, levantamento de requisitos, desenvolvimento de Projetos de Banco de Dados, além da implementação do sistema em uma linguagem WEB. Ultrapassando as fronteiras da sala de aula, os alunos fizeram uma visita técnica in loco ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro para terem contato prático com o problema proposto. Todos os diagramas e listas de exercícios foram feitos com base no projeto. Podem-se apontar, como principais resultados dessa experiência, um aumento do interesse dos alunos pela aprendizagem do conteúdo, uma melhor interação entre eles, o compartilhamento de saberes entre a turma e o professor, além da motivação diante do desafio. Destaca-se também o maior interesse dos estudantes pela pesquisa de novas soluções para os problemas encontrados. A principal dificuldade foi a adaptação ao novo modelo de ensino-aprendizagem, tanto por parte da professora quanto dos alunos, o que foi apontado em atividade autoavaliativa aplicada na turma. Novas experiências serão realizadas na instituição para o aprimoramento do método didático.