Uma contribuição para inclusão digital envolvendo diferentes gerações

Autores

  • Edivar Araújo Barros Filho Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Laura Pimentel Medina Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Michelle Maria Freitas Neto Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Ana Paula Rocha Viana Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna
  • Larissa De Sousa Moreira Instituto Federal Fluminense

Palavras-chave:

Inclusão Digital, Nativos Digitais, Terceira Idade

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência realizada no Instituto Federal Fluminense campus Itaperuna, por meio do projeto de extensão “Include – inclusão digital para todas as idades”, que tem o objetivo de democratizar o acesso às tecnologias digitais por meio da integração entre as diferentes idades, aproveitando as facilidades dos nativos digitais para disseminar conhecimento às demais gerações. No campus Itaperuna, além de laboratórios de informática, há uma sala de aula interativa denominada Tecnoteca, que possui tablets, smartphones, televisor com óculos 3D, lousa digital e outros recursos. Para compartilhar o conhecimento entre os alunos do campus e a comunidade, o projeto Include prevê a oferta de oficinas ao longo do ano, envolvendo desde crianças e adolescentes até adultos e pessoas da terceira idade. Inicialmente, foi realizada uma oficina de apresentação dos recursos digitais da Tecnoteca a um grupo de professores e diretores de escolas municipais que ofertam turmas de ensino de jovens e adultos (EJA), visando futuras parcerias. Alunos matriculados no 9º ano do ensino fundamental também participaram de oficinas na Tecnoteca, ocasião em que puderam revisar conteúdos de Matemática e Ciências com o uso de aplicativos. Foi preparada uma oficina voltada para o público acima de 60 anos, com atividades com o uso de tablets e lousa digital, além de incluir questões sobre acessibilidade e os direitos dos idosos no Brasil. Além do compartilhamento de conhecimento dos alunos com a comunidade, os primeiros resultados do projeto apontam a adesão de diversos voluntários, contribuindo na formação cidadã dos estudantes envolvidos, bem como na dimensão social do projeto.

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

ARAÚJO BARROS FILHO, E.; PIMENTEL MEDINA, L.; FREITAS NETO, M. M.; ROCHA VIANA, A. P.; SOUSA MOREIRA, L. D. Uma contribuição para inclusão digital envolvendo diferentes gerações. Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense, [S. l.], v. 1, 2022. Disponível em: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/coninfitaperuna/article/view/1136. Acesso em: 21 dez. 2024.