Troca de saberes no ensino da robótica
Palavras-chave:
Robótica, Ensino, SaberesResumo
Este trabalho apresenta um projeto de inclusão social Troca de saberes no ensino da robótica, voltado aos alunos dos anos finais do ensino fundamental da escola pública municipal Nossa Senhora das Graças (N.S.G) na cidade de Itaperuna – RJ, cujo objetivo é apresentar, de forma clara e didática, a robótica através do uso de microcontroladores, partindo-se do básico, com conteúdos práticos desde o primeiro encontro. Para isto foram selecionados dois alunos bolsistas do Instituto Federal Fluminense - IFF campus Itaperuna. A troca de saberes é realizada com encontros entre o coordenador do projeto e os bolsistas do IFF, que, por sua vez, interagem e trocam seus conhecimentos através de encontros quinzenais com os alunos do ensino fundamental, na própria escola N.S.G. Os alunos são motivados a despertar em seus professores o interesse pela robótica que poderá se desenvolver inicialmente através de trabalhos em feiras de ciências, desenvolvimento de projetos de automação e até mesmo em publicações de artigos, promovendo a disseminação do conhecimento. A inclusão social ocorre principalmente por não haver exigência de conhecimento prévio em robótica, informática ou eletrônica e pelo resgate do aluno que esteja desmotivado ou indisciplinado, apresentando-lhe uma nova vertente de conhecimento que seja prática e prazerosa, tratando-o como agente no processo de aprendizagem, através da proposição de desafios. Vale ressaltar que todo o material didático é fornecido aos alunos. Um estudo detalhado do impacto deste projeto na escola e nos alunos está em curso, mas os resultados iniciais apresentam-se muito positivos, levando a crer que ele possa ser estendido de forma a abarcar toda a rede IFF.