Trabalho interdisciplinar de história, sociologia e filosofia
propriedade privada e conflitos agrários - introdução a propriedade, base legal e teórica da reforma agrária
Palavras-chave:
Propriedade Privada, Teatro, Reforma AgráriaResumo
As disciplinas de Filosofia, Sociologia e História desenvolveram durante o primeiro semestre de 2016 um Projeto Interdisciplinar com objetivo de relacionar seus conceitos com pesquisas de campo realizadas pelos estudantes. As aulas foram divididas em teóricas e práticas, as aulas teóricas versaram sobre as matérias específicas, as práticas desenrolaram-se com trabalhos de pesquisa em grupos de até 05 estudantes, onde os docentes atuaram como orientadores acompanhando o desenvolvimento da pesquisa de cada grupo. Nosso trabalho, intitulado "Propriedade Privada e Conflitos Agrários: introdução a Propriedade, base legal e teórica da Reforma Agrária”, representa um dos trabalhos desenvolvidos na turma de 3º ano Integrado do curso Técnico em Informática do campus Bom Jesus. Nosso trabalho assume como proposta estabelecer um estudo aprofundado sobre o tema da Reforma Agrária, permitindo que contradições entre o que é dito e o que de fato é esse processo se apresentem enquanto caminho de investigação. A fim de promover esse contato, a pesquisa se desenvolveu em direções fundamentais a essa compreensão mais detalhada, como por exemplo, um olhar cuidadoso sobre a Constituição Federal e a Lei Nº 4.504 (Estatuto da Terra). Para além do senso comum, nosso estudo buscou pensar a Reforma Agrária em relação ao conceito de Propriedade Privada dentro do pensamento de Karl Marx, valendo-se de recursos alternativos para a exemplificação e abordagem dos conteúdos. A forma selecionada para apresentar tal relação foi através de um teatro, o qual, por sua vez, simulava um conflito entre o proprietário de terras e trabalhadores rurais. Enquanto modo próprio de apresentar os resultados da pesquisa e promover a reflexão, o uso do teatro como recurso se mostrou bastante eficiente na promoção do debate e na ampliação do olhar crítico sobre o assunto, tanto por parte dos membros do grupo quanto dos demais colegas de turma e professores orientadores.