Trabalho interdisciplinar das disciplinas de história, sociologia e filosofia
a ideologia burguesa
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Ideologia Burguesa, TeatroResumo
Durante o primeiro semestre de 2016 as disciplinas de Filosofia, Sociologia e História desenvolveram um Projeto Interdisciplinar com objetivo de relacionar os conceitos com pesquisas de campo realizadas pelos estudantes. Os tempos da aula foram divididos em aulas teóricas e práticas, primeiramente tivemos aulas das matérias específicas, em seguida foram divididos temas de pesquisa em grupos de até 05 estudantes para recorte e realização do trabalho. Os professores passaram então a atuar como orientadores onde cada docente se dirigia ao grupo de orientandos para acompanhar o desenvolvimento da pesquisa. Em seguida foram realizadas as apresentações dos trabalhos como momento final da avaliação. Nosso trabalho, intitulado "Ideologia Burguesa", insere-se dentro deste projeto sendo um dos trabalhos desenvolvidos na turma de 3º ano Integrado de Informática. Iniciamos a nossa pesquisa desvendando o contexto histórico de formação da classe burguesa, em seguida refletimos sobre o conceito de ideologia de forma geral e dentro da perspectiva marxista a partir das orientações recebidas do professor. Como forma de apresentação optamos pela encenação de uma peça teatral e assistimos ao filme "Eles Não Usam Black-Tie" como elemento de inspiração. Encenamos um tribunal sobre a disputas de terras entre um grande proprietário rural e uma família de sem terras. No início do projeto o grupo ficou meio perdido, pois em geral nunca tínhamos percebido onde esse conceito de burguesia se aplicava na nossa vida. Quando encontramos um norte todos se emprenharam de forma igualitária, lendo artigos, livro, assistindo filme e ouvindo músicas sobre o assunto. Os artigos serviram para nos situar sobre como tinha surgido a burguesia, sobre o conceito de ideologia e como isso tudo influencia no nosso dia a dia. Esta metodologia contribui sobremaneira para percebermos estes conceitos ocorrendo em nossa realidade e tornou as aulas mais dinâmicas, interativas e interessantes.