Sensacionalista
o isento de verdade ao olhar semiótico de Peirce
Palavras-chave:
Semiótica, Interpretação de Texto, Linguagem Verbal e Não verbalResumo
Observado a inaturalidade presente em alunos quanto à interpretação de textos de diferentes modalidades e a ineficácia de metodologias presentes no contexto do ensino de língua, propõe-se este estudo realizar uma análise semiótica de reportagens do site intitulado ‘Sensacionalista’, tendo como norteamento a teoria Semiótica de Charles Sanders Peirce e verificar seu poder de reflexão ou contribuição na interpretação de textos de linguagem verbal e não verbal em sala de aula. Especificamente, pretende-se analisar a teoria da Semiótica de Peirce, apontar a distinção de linguagem verbal e não verbal por Peirce e outros linguistas, bem como selecionar uma reportagem de tal site, realizar uma análise com os conceitos definidos e, através dela, discutir como a semiótica pode contribuir no processo de aprendizagem. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, que se caracterizou explicativa a respeito dos estudos semióticos de Peirce e outros estudos pertinentes à interpretação textual; e um estudo de caso para contribuição da análise. A partir da análise de dados foi possível perceber a importância de elucidar novos olhares a procedimentos básicos como a interpretação e a busca por novas metodologias, ainda que exista a limitação do pouco conhecimento docente na área da semiótica, o que se impõem como o maior desafio educacional. Enfim, por meio de todo estudo realizado foi possível confirmar que a utilização da semiótica basicamente exige o conhecimento de tais estudos e que podem permitir o desenvolvimento de capacidades e habilidade durante a interpretação de textos com linguagem verbal e não verbal pelos alunos.